Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/02/18 | Eliane Borges - Croeste

CDP de Icém recebe 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade

O evento contou com atendimentos médicos, emissão de documentos, palestras e exposições de trabalhos

Após quase um ano de sua inauguração, em 10 de fevereiro de 2017, o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Marcos Amilton Raysaro” de Icém realizou a 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade. O evento vem percorrendo as unidades prisionais do Estado e tem como objetivo oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos reclusos, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, além de contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação e auxiliá-los na retomada da vida quando ganharem a liberdade. A cerimônia de abertura oficial ocorreu no pátio da unidade no dia 6 de fevereiro, a partir das 9h, na presença de autoridades, parceiros e convidados da sociedade civil.

Com cerca de 1.000 presos, o estabelecimento deu início aos trabalhos no dia anterior à celebração e finalizou no dia 9, visando oferecer o maior número de serviços que contribuíssem com a preparação para a retomada da vida em liberdade, no que se refere à aquisição de conhecimentos de temas gerais, monitoramento da saúde e identificação civil, servindo ainda para envolver a sociedade nesse processo de reinserção social. Envolvidos, os detentos expuseram trabalhos em crochê e cadeiras realizados por eles dentro do CDP.

Os trabalhos da jornada incluíram emissão e atualização dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento e Casamento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimento jurídico. Ademais, houve palestras com os temas: Higiene de alimentos, Atribuições da Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef), Caminhos e Escolhas, Dando asas ao espírito empreendedor, Preparação para a liberdade, “Felicidade” uma escolha libertadora, Infecções Orais e Doenças Sistêmicas. No que tange à saúde, foram realizados testes de glicemia, controle de hipertensão arterial, verificação de Índice de Massa Corporal (IMC) e vacinação contra a Febre Amarela.

aasassa
Topo