15/02/18 | Amanda de Oliveira - CRC

Departamento de Administração da CRC começa o ano com palestra motivacional

Reunião teve por objetivo preparar os servidores para trabalho em equipe

Começar o ano fazendo diversas promessas é algo comum na vida do ser humano, conseguir cumprir as metas estabelecidas e alcançar o sucesso é objetivo de todos. Sob essa visão, a diretora administrativa da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), Solange Lopes, já começou 2018 reunindo a sua equipe para uma palestra motivacional. A reunião aconteceu no dia 8 de janeiro, com o intuito de motivar os participantes tanto no desempenho profissional, quanto pessoal.

“A decisão de reunir os servidores já no inicio de um novo ano foi estratégica. O objetivo é fazê-los se sentirem valorizados, enquanto seres humanos, e fazer com que, automaticamente, isso se reflita no ambiente de trabalho”, disse Solange.

Foi a primeira vez que houve uma palestra de caráter motivacional planejada pelo Departamento de Administração. Servidores do setor de Finanças, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Recursos Humanos e o Centro de Infraestrutura participaram da palestra, cujo foco foi um vídeo do palestrante Daniel Godri, com o tema “Estique os seus limites e aumente o seu valor”.

Para a funcionária dos Recursos Humanos (RH), Flávia Augusta da Costa Ribeiro, o encontro foi positivo, pois, além de possibilitar uma maior interação entre os servidores, também estimulou a motivação no ambiente de trabalho. A reunião teve duração de aproximadamente 1h30 e o intuito é realizar a palestra a cada seis meses.

Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, Solange vê nesses momentos uma oportunidade de crescimento e diz que não são horas desperdiçadas, mas investidas em um desenvolvimento profissional e pessoal. “O ganho pelo tempo dispensado é maior, as pessoas saem alegres e sentem-se renovadas”, encerra a gestora.

Inspiração

Além de ter se inspirado no palestrante Daniel Godri, Solange, ao falar para os servidores, citou uma história de motivação, relatada no Blog da Liderança. O relato traz uma reflexão sobre o trabalho em equipe e conta a experiência do Almirante da Marinha, William H. McRaven, que com um colega, enfrentou 15 horas de “um frio congelante, na lama, o vento que rugia e a pressão dos instrutores os incentivando a desistir”.

Esse desafio encerrava a chamada “semana no inferno”, depois de seis dias sem dormir sob constante tormento físico e mental. Esse exercício foi realizado num terreno e depois de oito horas nadando na lama gelada, alguns homens, desesperados, queriam desistir, quando, inesperadamente um homem começou a cantar. Aos poucos, um por um, todos se uniram na canção, o que fez com que a lama parecesse mais quente e o frio mais suave. Como resultado, todos sobreviveram àquela horrível noite.

A música estava fora de tom, mas proporcionou esperança, o principal elemento para sobreviver a qualquer prova severa. Solange encerrou a reunião deixando a seguinte frase como reflexão: “Trabalhar em equipe não significa que todos tenham que fazer tudo, mas sim ter a consciência do todo e do papel de cada um neste todo”.

Fonte: http://www.blogdofabossi.com.br/2016/01/a-forca-da-esperanca-trabalho-em-equipe/