08/02/18 | Amanda de Oliveira - CRC

Servidores da CRC são homenageados em aniversário da SAP

Secretaria comemorou 25 anos

Durante as celebrações dos 25 anos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) ocorridas no mês de janeiro, a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), por meio do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), homenageou nove servidores que fazem parte do sistema prisional paulista desde antes da criação da Pasta.

A emoção tomou conta dos homenageados, que se sentiram reconhecidos ao receberem, do coordenador Jean Ulisses Carlucci e da diretora do CQVidass, Adriana Mancilha, moção de reconhecimento pelos anos no sistema.

Nivaldo José Severino, um dos servidores homenageados, está prestes a completar 32 anos de casa. Apelidado pelos colegas de trabalho de Tiganá, em homenagem ao jogador francês Jean Tiganá, que jogou na Copa do México em 1986, ano que entrou no sistema, o veterano já passou por diversas funções, inclusive como diretor do Centro de Ressocialização (CR) de Limeira.

Tiganá disse que está muito feliz e só tem a agradecer. O servidor afirmou que presenciou muitas histórias tristes, mas que as felizes superaram todas as tristezas.

Outro funcionário lembrado foi Gilmar Cezar Vieira, com 30 anos de secretaria. Assim como Tiganá, Gilmar passou por diversas funções e acumulou uma vasta experiência, passando também pela diretoria de uma unidade prisional, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mauá.

Gilmar conta que das várias lembranças que guarda dessas três décadas, presenciar a recuperação de vários presos, que foram ressocializados e reinseridos na sociedade, com êxito, sem dúvida é a que mais marca a sua vida. Atualmente, Vieira é assessor técnico de coordenador.

Além deles, mais sete servidores foram homenageados. Luis Carlos Pin, da Penitenciária “Odete Leite de Campos Critter” de Hortolândia II; Geraldo Aparecido de Souza, do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Hortolândia; José Aparecido Belisário de Andrade, da Penitenciária de Hortolândia III; Elias Cipriano Gonçalves, da Penitenciária Feminina de Campinas; Sília Cristina Vieira, do CDP Campinas; Luis Carlos Marcato, do CPP “Prof. Ataliba Nogueira” de Campinas e Saturnino Claudino de Oliveira, do CDP de Hortolândia.

Nas unidades prisionais, os diretores reuniram o corpo funcional em cerimônia solene, houve palestras e muita comemoração.