08/02/18 | Kelma Jucá - Corevali

Corevali celebra 25 anos da SAP; escute música

Data foi marcada por comemorações nas unidades prisionais e na sede da coordenadoria; música composta em homenagem à Secretaria é ‘presente’ de um dos servidores

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) acaba de completar 25 anos. Para celebrar a data, os servidores da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) se organizaram com o apoio do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) e realizaram ações comemorativas. Entre os destaques está uma música composta por um funcionário em homenagem à SAP.

De 17 a 19 de janeiro, cafés da manhã e poses para fotos oficiais serviram para lembrar o espírito de grupo em que todos devem estar inseridos. Numa grande corrente, o objetivo foi envolver os servidores da Corevali e dos 18 estabelecimentos penais (tanto os plantonistas como os diaristas).

Um vídeo institucional para festejar estes 25 anos, produzido pela equipe de comunicação da SAP e feito especialmente para a ocasião, foi um dos pontos altos das comemorações. Exibido em várias sessões em cada unidade e na sede da Corevali, os servidores puderam conhecer mais a respeito da própria instituição em que trabalham. Em 16 minutos, a origem da SAP e as suas iniciativas de vanguarda, a razão de ser da Secretaria com sua missão e valores, e, claro, depoimentos de alguns servidores compõem o filme.

Uma música que é um presente

Foi inspirado pelo vídeo que um servidor fez a letra e a melodia de uma canção [escute aqui] que exalta os 25 anos da SAP. “Resolvi compor a música logo após ter assistido ao vídeo, pois me dei conta do quão grande é a nossa Secretaria. Assim, veio o desejo, ou melhor, a necessidade de fazer algo para homenagear e ao mesmo tempo agradecer à SAP por ter me acolhido tão bem”, explica o autor Ewerton Medeiros, que está há três anos e meio na Pasta e tem quase 20 anos de experiência como músico.

Dividida em 4 estrofes, a canção tem uma pegada pop rock. O refrão da música diz: “Tenho orgulho de ser SAP. Todo mundo pode ver! SAP, essa história é pra valer”.

Para o coordenador da Corevali, Nestor Pereira Colete Junior, atitudes como a do servidor que compôs espontaneamente uma música mostra o empenho e envolvimento do corpo funcional no dia a dia de suas atribuições. “São as pessoas que fazem uma instituição ser o que é. A nossa Secretaria é um importante braço do Estado de São Paulo graças à dedicação de nossos servidores que não medem esforços para a execução plena de suas tarefas. Por isso, a comemoração destes 25 anos é mais do que merecida”, disse.

Dia de festa nas unidades

As 18 unidades prisionais vinculadas à Corevali participaram em sinergia da celebração dos 25 anos da SAP. Algumas unidades planejaram momentos especiais para marcar a ocasião.

A Penitenciária Feminina de Tremembé II aproveitou a oportunidade para abrir espaço para o debate sobre o sistema prisional brasileiro. O intuito era provocar uma reflexão entre os agentes de segurança penitenciária (ASPs) sobre o valor do próprio trabalho para a sociedade.

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taubaté, os servidores puderam ouvir e falar sobre a importância da gratidão relacionada à missão da SAP. Mediado por um pastor, o encontro ainda abordou alguns dos principais pilares que devem nortear a vida das pessoas: a paz, o foco e a troca de experiências positivas.

Nas Penitenciárias I e II de Potim, a emoção se fez presente no corpo funcional quando um servidor de cada unidade foi homenageado. Respectivamente, José Henrique Marino – que atua no sistema prisional há 32 anos – e Jane Maria Vilela Diniz – que dedica 31 anos de trabalho ao Estado – receberam uma placa de agradecimento pelos bons préstimos e um bonsai (símbolo de prosperidade).