Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/02/18 | Sonia Pestana – Coremetro

Dezembro Vermelho: Porque a vida é mais forte que a Aids

No mês de dezembro de 2017 as unidades da Coremetro mantiveram o foco em ações de prevenção e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

Em pleno século XXI as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ainda representam um grande risco de morte à humanidade. Por entender que a vida é mais forte que a Aids/HIV, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio da Coordenadoria da Região Metropolitana (Coremetro) e do Centro de Qualidade de Vida do Servidor (CQVidass), promoveu ações de testes rápidos para glicemia, sífilis, hepatite B e C, além de HIV, que envolveram mais de 1.250 servidores de forma direta ou indireta.

As palestras ganharam uma repercussão especial por conta do diálogo aberto com foco nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e suas consequências, incluindo o direito previsto para tratamento especializado, além do preconceito existente e o aumento de contaminação em jovens e idosos. Paralelamente, foram também abordadas as formas de contágio e prevenção, ao mesmo tempo em que profissionais de saúde procuraram sensibilizar os servidores sobre as infecções relacionadas.

As unidades prisionais encararam o assunto com seriedade. Promoveram a distribuição de folhetos, afixaram cartazes de conscientização para esclarecer sobre mitos e verdades a respeito da prevenção e cuidados a serem tomados no dia a dia com doenças infectocontagiosas. Em complemento, foram colocados em pontos estratégicos de cada unidade os preservativos, masculino e feminino, como forma de cuidados necessários.

aasassa
Topo