31/01/18 | João Carlos Bigaran Junior - CRN

Grupo “Cárcere, Expressão e Liberdade” promove atividades com os reeducandos da Penitenciária de Franca

Grupo de extensão da Unesp - Franca conta com a participação de estudantes de direito, serviço social e relações internacionais

A diretoria de reintegração social da Penitenciária de Franca, em parceria com o Grupo “Cárcere, Expressão e Liberdade” da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Franca - turma de extensão que conta com a participação de estudantes de direito, serviço social e relações internacionais, sob a orientação da Profª Dra. Ana Gabriela Mendes Braga - vêm realizando atividades através de dinâmicas que unem ação e reflexão, promovendo a interação entre o cárcere e a universidade. O objetivo do trabalho é auxiliar na reconstrução da realidade social com os reeducandos da unidade, organizando ciclos temáticos, os quais possibilitam a troca de conhecimento e experiências.

As atividades aconteceram quinzenalmente na escola da penitenciária e contou com a participação de 30 sentenciados. Durante três meses foram abordados vários temas, entre eles: Ressocialização, Preconceito, Família, Violência, Gênero e outros. O objetivo dos encontros foi proporcionar aos reeducandos a oportunidade de discutirem questões que permeiam o cotidiano deles, a fim de refletirem criticamente sobre como estão inseridos e o papel que representam na sociedade.

Ao final dos trabalhos foi realizado um encontro de encerramento que promoveu a integração entre sentenciados, estudantes e funcionários da unidade. O evento foi marcado por audição de músicas que continham letras voltadas aos temas abordados, além de atividade artística na qual os participantes puderam expressar e registrar em cartazes seus sentimentos e impressões do projeto. Um dos reeducandos pediu a palavra e declamou um poema de agradecimento ao grupo formado. Também foram entregues certificados de participação a todos.

O Grupo “Cárcere, Expressão e Liberdade” e a direção da unidade prisional, avaliaram a ação como muito positiva e darão continuidade em 2018, com previsão de início no mês de março.