24/02/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Campanha de orientação e prevenção ao diabetes no CDP de Diadema

Servidoras da Sede SAP

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema promoveu uma campanha de orientação e prevenção ao diabetes nos dias 16 e 19/12. Os reeducandos foram informados sobre a doença e seus sintomas, como é realizado o diagnostico, fatores de risco e atitudes que podem minimizar o aparecimento do diabetes. Cerca de 70% dos presos da unidade participaram da orientação.

Após as palestras ocorridas no pátio de sol de quatro colunas do presídio, foram identificados 47 reeducandos que apresentavam fatores de risco. Eles foram submetidos ao teste de glicemia capilar, que mede o nível de glicemia (quantidade de glicose no sangue) durante o dia. Dois presos estavam com o índice glicêmico acima da normalidade [Glicemia em jejum: 70 a 99 mg/gl; Glicemia pós prandial (até 2 horas após alimentação): 70 a 140 mg/dl, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)]. Os casos serão monitorados regularmente pela equipe de saúde da unidade, para confirmação ou não da doença.

A direção do CDP informa que campanhas relacionadas à saúde e qualidade de vida estão obtendo ampla aderência por parte dos reeducandos. Informa também que a campanha contra o diabetes atingiu seus objetivos e iniciais e deverá ocorrer regularmente.