31/01/18 | Caio Daniel - CRN

Reeducandos aprendem ofício de pizzaiolo e práticas de cultivo de cogumelos em projeto de universidade

Projeto de extensão tem como objetivo ensinar novas profissões aos reeducandos, além de promover interação entre sociedade e sistema prisional

“Cogumelo e Sociedade” é um projeto de extensão, iniciado em maio de 2017, no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Prof. Noé Azevedo” III de Bauru. O programa foi criado por alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas e mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração (USC). O objetivo é promover conhecimento e interação entre sociedade e reeducandos do sistema prisional, além de ensiná-los uma nova profissão.

No total, 40 reeducandos já aprenderam técnicas de criação, cultivo e manejo de cogumelos Shiitake e Ganoderma. Os cogumelos são criados em toras de eucalipto, dentro de uma estufa, localizada na horta do presídio. De acordo com a coordenadora do projeto, Profª Dra. Meire Andrade, a atividade é importante para os sentenciados que estão prestes a sair da penitenciária, pois poderá ser uma fonte de renda para eles. “O projeto colabora com o ensinamento do manejo de uma cultura agrícola de alto valor econômico como alternativa de geração de renda para os reeducandos, especialmente no período em que deixarem a instituição, favorecendo assim a inclusão social e uma fonte alternativa de renda”, explica a professora.

Após a implementação do projeto de cultivo de cogumelo, alunos do curso de gastronomia da universidade resolveram desenvolver outra atividade com os reeducandos: a “Pizzada de Shiitake”. A ação ocorreu no dia 30 de novembro de 2017 e reuniu universitários, professores e reeducandos para a preparação e degustação de pizzas de cogumelo produzidas no presídio.

Para o diretor do CPP, Alex dos Santos Souza, a ação é muito importante para a unidade prisional e para os reeducandos. “Esta integração com a sociedade é fundamental para o resgate e recuperação do indivíduo preso, pois a nossa meta é prepará-lo para que ele possa sair daqui melhor do que entrou”, ressalta.