17/01/18 | Amanda de Oliveira - CRC

Parcerias com empresas proporcionam cursos para detentos e servidores

Penitenciária e Prefeitura, em trabalho conjunto, beneficiam 15 presos do regime semiaberto

A Penitenciária Masculina de Piracicaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) do município, promoveu no dia 5 de dezembro, por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um curso de manipulação e higiene dos alimentos para reeducandos e servidores.

O curso ministrado pelo Sebrae é uma continuidade do projeto "Semeando Vidas, Colhendo Esperança", no qual a Penitenciária de Piracicaba, com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), e junto com a Sema, deu início a plantação de uma horta orgânica para benefício dos servidores e detentos. A SAP visa proporcionar a prática da cidadania e dar aos sentenciados o suporte necessário enquanto estes encontram-se no sistema prisional, para que retornem à sociedade como cidadãos dignos de um recomeço.

Dez detentos participaram do curso, com duração de quatro horas, entre aula teórica e prática, visando aprender como manter a qualidade dos alimentos que são produzidos na cozinha industrial da unidade e são consumidos por sentenciados e funcionários.

Segundo o diretor, Élcio Bonságlia, o curso foi ministrado em um ambiente específico para a manipulação dos alimentos. “Temos um local adequado para facilitar o processo necessário que devemos ter com as hortaliças, para que estas sejam higienizadas sem perder a qualidade”, afirma Bonságlia.

A cozinha industrial possui uma câmara fria de congelamento e resfriamento e estrutura para o microprocessamento de folhagens e leguminosos, onde os produtos devem ser higienizados e processados.

Um dos alunos, preso por tráfico de drogas, cuja pena já cumpriu 79%, faltando apenas um ano e nove meses para retornar à liberdade, afirmou estar muito agradecido pela oportunidade que tem no sistema prisional. “Aqui estou com uma chance que nunca tive na rua, quando eu cumprir minha pena tenho a intenção de montar um micronegócio para poder sustentar a minha família e não voltar mais para o crime”, relatou T.F.O.S.

Meta alcançada

Em julho de 2016, a unidade prisional comemorou um ano de existência. Durante a cerimônia foi apresentado ao público a horta orgânica, cujo objetivo momentâneo era beneficiar a população carcerária e futuramente fornecer hortaliças também a várias entidades sociais. Cerca de seis meses depois, o estabelecimento prisional comemora a meta alcançada. Atualmente três creches, um asilo e uma casa de reabilitação são atendidos com produtos de qualidade produzidos por reeducandos. Segundo Bonságlia, isso só é possível por causa das parcerias. “Com muito trabalho e dedicação estamos obtendo êxito em nossos ideais, através das parcerias com a Sema, Sebrae, Solpack Telas para sombreamento, IBS Mudas, Polysac, e principalmente com a Prefeitura, que nos apoia e acredita no trabalho sério e compromissado com a sociedade”, diz o diretor.

Cultivo de mudas

Além do curso de manipulação e higienização dos alimentos, o estabelecimento prisional também ofertou aos servidores e à cinco detentos do regime semiaberto, um curso de cultivo de mudas de hortaliças, cujas aulas foram ministradas pelos engenheiros agrônomos, Maurício Sampaio e Marcos Sampaio, da empresa IBS Mudas, também parceiros no projeto "Semeando Vidas, Colhendo Esperança" juntamente com a Sema.

“O aprendizado agrega valor ao projeto por proporcionar um meio sustentável de produção, uma vez que passaremos a produzir as nossas próprias mudas que, posteriormente, serão replantadas na horta orgânica da unidade”, afirmou Bonságlia.

A Penitenciária possui uma extensão de dois mil metros quadrados de área cultivada, com cerca de 30 tipos de hortaliças diferentes, como alfaces dos mais variados tipos, rúcula, couve, manjericão, salsinha, cebolinha, pimenta e outros.