Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/01/18 | Caio Daniel - CRN

Penitenciária de Álvaro de Carvalho inaugura nova sala de leitura na Ala de Progressão

O espaço conta com aproximadamente 600 livros e tem como objetivo estimular e promover a leitura entre os reeducandos

Uma nova sala de leitura foi inaugurada na Ala de Progressão da Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho. O evento de inauguração ocorreu no dia 21/11/2017 e reuniu servidores, parceiros e reeducandos do regime semiaberto para comemorar a nova conquista. O espaço conta com aproximadamente 600 livros de diversos gêneros como autoajuda, religioso, literatura brasileira, clássica e estrangeira. As obras foram obtidas por meio de doações da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e de funcionários da penitenciária.

Essa é a segunda sala de leitura instalada no presídio. A outra fica localizada no pavilhão escolar para presos que cumprem pena no regime fechado. De acordo com o diretor da instituição prisional, Leonardo Zambrini, o acesso à leitura é um direito de toda população, independente de raça, religião, status social, econômico ou nível intelectual. “Há muitos exemplos de presos que conseguiram se reabilitar e reconduzir suas vidas através de projetos sociais, culturais, educativos e religiosos. A sala de leitura pode mostrar possibilidades de atuação profissional e auxiliar no processo de formação de novos leitores”, comentou.

O estudo é uma importante ferramenta no processo de ressocialização. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio de parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e Funap, promove, nas unidades prisionais vinculadas a pasta, diversas ações educacionais que estimulam a criatividade e o interesse dos reeducandos pelo universo da leitura. O objetivo é prepará-los com um novo currículo para retornar ao seio da sociedade.

aasassa
Topo