Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/01/18 | Amanda Oliveira - CRC

A magia do Natal contagia unidades prisionais da CRC

Corais religiosos, missa e a presença de Papai Noel levaram esperança aos encarcerados

A emoção do Natal tomou conta de várias unidades prisionais pertencentes à Coordenadoria da Região Central (CRC). Na Penitenciária de Mogi Guaçu, os corais da Igreja Batista Fonte e Igreja Batista Central de Campinas se apresentaram às 800 reeducandas.

Segundo o pastor Edson Rodrigues, o intuito foi levar alegria e esperança para as mulheres, deixando uma mensagem sobre o real significado do Natal. Dois musicais foram apresentados na unidade e durante as apresentações cada reeducanda foi presenteada com um devocionário com 365 mensagens, que falam de esperança, fé e do plano redentor de Deus.

Já no Centro de Detenção Penitenciária (CDP) de Piracicaba, por meio de uma parceria entre a direção da unidade prisional e a equipe do coral “Voz de Vida” da Igreja Evangélica Casa de Oração, foi realizado um musical aos servidores e custodiados, com o tema "Cantata de Natal". De acordo com o diretor da unidade, Maurício Arantes Romero Gonçalves, esta é a segunda apresentação do Coral no CDP. “Não é a primeira vez que os evangélicos vêm cantar aqui. Eles estiveram na Páscoa e como o resultado foi positivo, agora eles retornaram”, afirmou Gonçalves.

A diversão tomou conta da Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro” de Sorocaba I, no dia 17/12. A direção do estabelecimento penal proporcionou aos sentenciados do regime fechado, uma homenagem ao “Dia do Natal”. Segundo o diretor da unidade, este dia foi preenchido com brincadeiras, palhaços e a presença do Papai Noel, além da entrega de doces às crianças. No dia 23, foi celebrada uma missa com a presença do arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, o Padre Rubens da Silva Dalmazo e Maria das Graças Kill Torres, da Pastoral Carcerária.

“A ação faz parte do projeto de boas práticas desde meados de 2009, e tem o objetivo de buscar a humanização dos que cumprem penas e beneficiar não só os presos, mas também os seus familiares”, diz o diretor da PI de Sorocaba, Edézio José da Silva Júnior.

Não faltou emoção no Centro de Ressocialização (CR) Feminino de Piracicaba, com a chegada do bom velhinho. Olhos brilhantes, e a magia contagiante do Natal fez parte das 149 reeducandas, que mais uma vez foram surpreendidas pela direção da unidade. Balas distribuídas e muitos abraços foram trocados entre o voluntário que deu vida ao Papai Noel e as mulheres, que no momento encontram-se privadas de liberdade.

“Pela primeira vez, consegui abraçar o Papai Noel”, disse, M.S, que ao longo dos seus 59 anos, carregou esse desejo em seu coração.

Segundo a diretora, Celeste Maria Abamonte, essa não é a primeira vez que o Papai Noel faz a alegria das detentas. “É a quarta vez que o Papai Noel vem aqui, e todas as vezes é como se fosse a primeira, a emoção toma conta”, afirmou.

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana, quem deu a voz foram os próprios detentos. Em um coral organizado pela Igreja Evangélica de Missões, 15 presos apresentaram a Cantata de Natal, com mais de duas horas de duração. A apresentação aconteceu no dia 18 e foi composta por uma cerimônia de batismo, na qual 10 detentos decidiram se tornar evangélicos e logo após houve a distribuição de mini panetones.

aasassa
Topo