12/01/18 | Eliane Borges - Croeste

Natal é celebrado com boas práticas nas unidades prisionais

Ações comemorativas e solidárias envolveram reeducandos, visitas e servidores

No mês passado, o espírito natalino tomou conta das unidades prisionais, alegrando os espaços com decorações produzidas pelos próprios reeducandos. Os ambientes coloridos recepcionaram familiares em dias de visita, para os quais, em alguns estabelecimentos, foram promovidos almoços de confraternização. Os servidores também contribuíram prestando auxílio às ações e colaborando com campanhas de solidariedade dos municípios onde atuam.

Semelhante ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Valparaíso, cerca de 70 reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) “Asp. Glaúcio Reinaldo” de Presidente Prudente se dedicaram em decorar a unidade prisional, confeccionando os enfeites natalinos, em parceria com professores da Escola Estadual “Vereador Pedro Tofano”. O trabalho contou com uma árvore de natal geométrica, idealizada pelo professor de matemática, Luciano Pimenta, que serviu como exercício da disciplina e avaliação bimestral dos alunos, os quais também montaram uma árvore coletiva com enfeites doados por funcionários. Na Penitenciária de Lucélia, os servidores montaram uma árvore natalina com materiais recicláveis e plantas naturais, enquanto no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém realizaram amigo secreto.

Os familiares e reeducandos também participaram de almoços especiais e distribuição de bolos, refrigerantes e lembrancinhas no CR de Araçatuba e Birigui, Penitenciária de Osvaldo Cruz e CR Feminino de São José do Rio Preto. Nesta última unidade, as reeducandas foram presenteadas com a apresentação de uma linda cantata de natal realizada por membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os funcionários, por sua vez, ganharam bolos e salgados na Penitenciária de Valparaíso, almoço natalino no Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes e café especial na Penitenciária “Luiz Aparecido Fernandes” (PII) de Lavínia, no momento em que ouviam uma explanação sobre o verdadeiro significado do natal, abordado também em culto ecumênico na Penitenciária de Lucélia e em missa na Penitenciária “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau.

Campanhas solidárias

A Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis doou 75 panetones ao Fundo Social de Solidariedade para compor cestas básicas. Na Penitenciária “Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis II os servidores é que foram presenteados com o alimento. Enquanto isso, 51 crianças foram presenteadas com doações dos funcionários da Penitenciária de Florínea, por intermédio dos Correios.

Já a Penitenciária de Junqueirópolis promoveu a “Campanha Natal Solidário – Servidores do Bem”, acolhendo uma lista de desejos de 35 idosos do Lar Santo Antônio, pela qual servidores adotaram os pedidos. No dia 21/12, os presentes foram entregues diretamente por um Papai Noel, proporcionando momentos de alegria aos idosos.

Outras ações

Aproveitando o clima festivo e a decoração, o CRF de São José do Rio Preto ainda realizou, em 18 de dezembro, a cerimônia de formatura de 67 reeducandas que concluíram o Ensino Médio, os módulos do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET) e o curso de pintura do Programa Via Rápida, na presença do juiz do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim), Evandro Pelarin, e do diretor da escola vinculadora, João Valtenir Dourado.