Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/01/18 | Caio Daniel - CRN

Grupo teatral se apresentou no CR de Jaú

Artistas utilizaram expressões corporais para mostrar como as más amizades podem influenciar em escolhas erradas

Arte e cultura fazem parte da proposta de ressocialização de homens e mulheres reclusos em estabelecimentos prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Diversas atividades como rodas de leitura, cantatas, apresentações teatrais e de poesia auxiliam no processo de reintegração social e na preparação dos sentenciados para retomarem a vida em liberdade.

Pensando nisso, o Centro de Ressocialização (CR) “Dr. João Eduardo Franco Perlati” de Jaú promoveu, no dia 02/11, uma tarde teatral para os reeducandos. Pela segunda vez, a unidade prisional recebeu o Grupo Face - companhia famosa por interpretar utilizando somente expressões corporais. Duas peças foram apresentadas pelo grupo com enredo que sintetizou como as más amizades influenciam nas decisões erradas, como o uso de drogas e o consumo excessivo de álcool, que pode levar ao vício e a morte.

Após as apresentações, um integrante da companhia falou sobre a mensagem que eles queriam passar: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (1 Coríntios 6:12, Bíblia Sagrada), declarou. “Nós temos o livre arbítrio para escolher o que quisermos, mas nem todos os caminhos nos levam para uma vida digna e correta. Vocês [reeducandos] não podem mudar o passado, mas, hoje, podem escrever um novo futuro”, ensinou o ator.

A ação contou com um público de 90 reeducandos e de servidores do CR que ficaram emocionados com o espetáculo. No final da atividade, os reeducandos puderam parabenizar e conversar com os artistas da companhia. “Esse tipo de atividade é muito importante para os sentenciados pois ajuda a quebrar preconceitos e romper paradigmas entre sociedade e sistema prisional”, comentou uma das funcionárias presente no evento.

aasassa
Topo