Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/01/18 | Amanda Oliveira - CRC

Projeto ‘Resgatando Valores’ leva esperança a reeducandos

Trabalho foi desenvolvido na Penitenciária de Capela do Alto em parceria com escola vinculadora

A Diretoria do Centro de Trabalho e Educação (DCTE) da Penitenciária de Capela do Alto pôs em prática, no mês de outubro de 2017, o ‘Projeto Resgatando Valores’, feito em parceria com a escola vinculadora E.E. Coronel Dias de Campos. A iniciativa teve a intenção de integrar e organizar projetos que viabilizem o acesso educacional de reeducandos dos ensinos fundamental e médio.

De acordo com o diretor da DCTE, Francisco Ruivo Damião, o foco principal está em buscar a valorização do ser humano e resgatar a importância das virtudes natas, como a tendência para o bem comum. Ainda segundo o diretor, o trabalho educacional buscou refletir sobre situações que envolvam princípios éticos, lembrando que o resultado não é algo imediato, pois valores são construídos no convívio diário com outras pessoas.

Para a realização do projeto, a equipe contou com os recursos de materiais recicláveis para a confecção de maquetes, recortes de revistas, textos que envolvem a reciclagem, livros, desenhos, e música com instrumentos musicais dos próprios alunos. A reciclagem tem por finalidade conscientizar o reeducando acerca de sua importância, visando cooperar com a natureza e contribuir para a formação de sua personalidade adequada ao convívio em liberdade.

Para a professora de língua portuguesa e espanhola, Dagmar Vilega, o ‘Projeto Resgatando Valores’, estimulou os alunos a participarem de corpo e alma das aulas na unidade e proporcionou uma oportunidade de mudar a história de vida de cada um deles.

Testemunhos

“O projeto Resgatando Valores tem me mostrado que mesmo na situação que eu me encontro, eu tenho valor. Erramos, mas estamos pagando pelos nossos erros. Eu reconheço, se estou aqui hoje é porque não cumpri com os meus deveres e acabei perdendo os meus direitos. Aqui eu tive oportunidade de desenvolver o trabalho ‘Ética e sustentabilidade além do material’, que fala sobre o nosso dia a dia no cárcere e do recomeço de nossas vidas através do estudo e entendi que os bens materiais não são tudo, temos que pensar nos valores, como nossa família, amigos e dignidade. Para mim isso foi mais que um projeto, foi uma lição de vida para eu nunca mais voltar ao crime”.
(J.B.T, aluno do 3º ano do ensino médio)

“Quando eu penso no projeto, eu me lembro de agradecer aos professores e toda a unidade por nos tratar como seres humanos. A maioria das pessoas quando sabem que somos ex-presidiários nos tratam com preconceito, esquecem que todos nós somos seres humanos, podemos errar e merecemos uma segunda chance. Acho que todos os presos deveriam ter acesso ao ‘Resgatando Valores’. Eu, particularmente, aprendi a ter interesse pela leitura aqui dentro da cadeia, com o apoio dos professores da escola e através dos projetos desenvolvidos aqui eu estou aprendendo a enxergar o outro lado da moeda, esse outro lado é o lado da luz, da esperança e do desejo de abandonar a rua escura, que por anos caminhei”.
(M. A. C., aluno do 3º ano do ensino médio)

aasassa
Topo