11/12/17 | Caio Daniel - CRN

CR de Ourinhos promove 3ª Pedalada Contra as Drogas

Evento tradicional da cidade levanta a bandeira contra as drogas e alerta a sociedade sobre seus malefícios

Evento já tradicional em Ourinhos, a 3ª edição da “Pedalada Contra as Drogas” ocorreu no dia 11/11, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os malefícios das drogas. A ação é promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio de servidores do Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos e entidades parceiras do município.

O trajeto de aproximadamente três quilômetros percorrido pelos bicicletistas também foi acompanhado por grupos de pedestres, como o da Batucada da Igreja Miregra, Moto Clube Mike Maluco, integrantes do Tiro de Guerra (TG) de Ourinhos e demais participantes que carregavam faixas com dizeres de alerta sobre malefícios que o uso da droga leva aos usuários, seus familiares e sociedade de modo geral. “Não foi necessário ter uma bicicleta para participar, as pessoas interessadas puderam acompanhar a pé, de carro ou motocicleta. O importante é a sociedade se posicionar contra as drogas”, explicou a diretora da unidade prisional, Adriana Puglerino.

Para o agente de segurança penitenciária (ASP) José Uyll Araújo, servidor do CR de Ourinhos e um dos organizadores da pedalada, o evento superou todas as expectativas. “Tivemos a sensação de dever cumprido. Temos a consciência de que é preciso alertar a população em geral sobre as consequências negativas que o uso e o envolvimento com as drogas causam aos que praticam tais condutas, bem como aos que estão ao seu redor”, relatou o servidor.

A ação teve apoio de instituições da cidade como Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Associação Comercial, Defesa Civil, Amor Exigente e de unidades prisionais da região. Além de levantar a bandeira contra as drogas, a pedalada também arrecadou 200 litros de leite para serem entregues a entidades beneficentes.

De acordo com organizadores, o evento reuniu cerca de 700 pessoas. Ao final do percurso, houve sorteios de brindes e bicicletas e apresentações musicais em uma praça municipal.