29/11/17 | Thalita Xavier – Assessoria de imprensa SAP

Auditório da SAP é sede da II Oficina sobre Saúde do Trabalhador em Direitos Penais

O evento contou com a presença do Dr. Dráuzio Varella e promoveu debates para analisar e levantar propostas de iniciativa do projeto

A Secretaria da Administração Penitenciaria (SAP), sediou a II Oficina sobre Saúde do Trabalhador em Direitos Penais. O evento ocorreu durante os dias 23 e 24 de outubro no auditório da sede da Pasta. O projeto tem como objetivo a criação de um Sistema Nacional de Promoção da Saúde de Trabalhadores em Serviços Penais e a constituição da Rede Nacional de Estudos e Apoio ao Trabalho em Serviços Penais.

A oficina contou com a presença de representantes responsáveis pela área penitenciária, participantes de vários órgãos e estados. Através de uma mesa redonda com os convidados, foram analisadas as situações atuais, e criadas propostas para iniciativa do projeto.

Os membros constituintes analisaram e debateram a respeito dos princípios mais agravantes da saúde do servidor no sistema prisional. Questões como afastamento por problemas mentais e obesidade ficaram em destaque durante a discussão.

No dia 23, o tema discutido foi “Serviços penais e os fatores patogênicos das prisões”, que contou com as palavras do doutor Dráuzio Varella, da médica e diretora do Departamento de Perícias Médica do Estado de São Paulo (DPME), Bartyra Câmara Gomes Granata, da médica e representante da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Miriam Matsura e do psicólogo da SAP, Armando Rocha Júnior.

O segundo assunto tratou de uma reflexão sobre o sistema penitenciário nacional e os serviços penais, e foi ministrado pelo secretário da Pasta, Lourival Gomes, o juiz de direito da Vara de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça do Estado, Paulo Sorci e o psicólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP), Alvino de Sá.

Já no dia 24, foi abordado o tema “Redes colaborativas, alternativas e metodológicas para se construir o Sistema Nacional de Cuidados”, com o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Walter Ude, tratando do assunto.

O último conteúdo apresentado foi a proposição de um Sistema Nacional de Promoção da Saúde de Trabalhadores em Serviços Penais, com um debate sobre as políticas de saúde dos servidores.

A primeira oficina ocorreu em julho de 2017 em Florianópolis (SC), e já fez com que alguns estados conseguissem desenvolver ações tratadas durante o evento.

Após todos os debates, foi proposto um plano de trabalho contando com a participação de todos os envolvidos e, por fim, concluindo a oficina.