Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/11/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Médicos prestam serviço voluntário em unidade prisional

Servidores e sentenciados da Penitenciária “Adriano Marrey” são beneficiados com atendimento médico do Hospital Santa Marcelina

Mutirão de atendimento médico especializado vem beneficiando funcionários públicos e reclusos da Penitenciária II “Adriano Marrey”, de Guarulhos. A ação é promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com o Hospital Santa Marcelina e com a Pastoral Carcerária da região. Desde dezembro de 2015, a entidade promove quatro ações por ano, segundo dados do hospital, até hoje os profissionais de saúde promoveram consultas e encaminhamentos para cerca de 1.200 presos.

Por meio da diretora do Santa Marcelina, irmã Monique Bourget, a equipe médica mobilizada está composta por médico clínico, cirurgião, buco-maxilo-facial, psiquiatra, ortopedista, cardiologista, oftalmologista, fisioterapeuta, farmacêutico e auxiliar de enfermagem. O hospital presta atendimento aos servidores e sentenciados, desde que pré-selecionados pela diretoria de saúde da unidade prisional. Em muitos casos, leva-se em consideração a complexidade do atendimento na rede pública de saúde.

Dentre os serviços oferecidos pelo Hospital Santa Marcelina no Marrey, está ainda exames oftalmológicos com doação de armação e lentes de óculos a 32 sentenciados com graus elevados de acuidade visual. Nesse trabalho voluntário há também doação de medicamentos de alto custo e de uso restrito, assim como exames de eletrocardiograma e ultrassonografia.

A ação, segundo a direção do Santa Marcelina, foi feita com o intuito de prestar ajuda ao homem encarcerado, levando cuidados de profissionais de saúde aos mais necessitados. Conforme relatado pelo padre Israel José Diógenes Gomes, da Diocese de São Miguel Paulista, a Pastoral seguiu a risca o chamado urgente do Papa quando decretou, há 2 anos, que era necessário viver a misericórdia no mundo de hoje. “Fomos, então, movidos à misericórdia tanto com os sentenciados como também com os servidores da penitenciária”, afirmou Gomes.

Já para o diretor da penitenciária, Antonio Samuel de Oliveira Filho, essa ação é bem-vinda porque resulta em benefícios para todos, incluindo servidores e população carcerária. "Só tenho a agradecer à Pastoral, ao padre Israel, e à irmã Monique, do Hospital Santa Marcelina. Ambos foram fundamentais na vinda da equipe de saúde voluntária à penitenciária".

aasassa
Topo