Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/11/17 | Amanda de Oliveira - CRC

Penitenciária de Mairinque oferece treinamento de Pilotagem para Motociclistas

42 servidores participaram do aperfeiçoamento que também envolveu técnicas de primeiros socorros

A Penitenciária de Mairinque promoveu, nos dias 6 e 11 de outubro, o primeiro treinamento de “Pilotagem Defensiva para Motociclistas”, com o apoio da Escola de Administração Penitenciária (EAP) e a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) da unidade.

Com oito horas de aula para cada turma, o treinamento teve a participação de 42 servidores e as aulas teóricas e práticas foram ministradas por dois agentes de segurança penitenciária (ASPs) e professores da EAP. De acordo com o diretor da unidade prisional, Luiz Carlos Mendes, a intenção do treinamento é orientar os servidores a pilotar com mais segurança, evitar acidentes futuros, e instruir os participantes trazendo novos conhecimentos técnicos e práticos sobre direção defensiva e primeiros socorros, corrigindo inclusive os maus hábitos adquiridos ao longo do tempo.

Só este ano, três agentes sofreram acidentes com moto, um deles não resistiu e dois ficaram em estado grave, sendo que um ainda está afastado e o outro teve afastamento por seis meses, mas já voltou ao trabalho. Esse foi um dos motivos, segundo o presidente da Cipa, Adelson Nascimento, que motivou a realização do treinamento no estabelecimento prisional.

Ao ser questionado sobre a importância de aulas práticas e teóricas sobre o referido assunto na unidade, o ASP Marco Antônio Francisco, disse ser imprescindível para todos. O agente, que sofreu um acidente de moto recentemente fora do horário de trabalho, e teve o seu ombro fraturado, diz que muitos erros podem ser evitados através dos métodos ensinados. Para ele, ficou o aprendizado de conduzir o veículo de maneira mais prudente.

“Após esse curso certamente não cometerei o mesmo erro. Quero agradecer à diretoria que teve o interesse de disponibilizar um treinamento tão necessário aos seus funcionários e nos ensinar técnicas, inclusive de primeiros socorros, que podem salvar vidas”, encerrou o servidor.

aasassa
Topo