22/11/17 | Caio Daniel – CRN

Reeducandos auxiliam na limpeza de ruas e prédios atingidos por temporal em Ourinhos

Trabalho consistiu em retirada de lama, árvores derrubadas pela chuva e entulho. Toda ação foi supervisionada por agentes de segurança

Trabalhos em prol da população fazem parte de atividades de reintegração social de sentenciados reclusos em unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Exemplo disso foi a ação realizada pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Ourinhos, que contou com o auxílio de dez reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) do município, na limpeza de ruas e residências atingidas por forte temporal ocorrido no dia 30/10.

O trabalho consistiu em retirada de lama, árvores derrubadas pela chuva e entulho. De acordo com a diretoria do CR, os presos se mostraram muito prestativos para ajudar na recuperação das áreas degradadas pela chuva. Todos cumprem regime semiaberto e estavam supervisionados por agente de segurança.

Para o representante da prefeitura de Ourinhos, Marcos Capatto, que já trabalha há 10 anos supervisionando o trabalho de sentenciados que prestam serviços à prefeitura, o serviço foi muito bem executado. “Pedimos ajuda ao CR para auxiliar na limpeza dos estragos causados pela forte chuva e a Adriana, diretora do presídio, não hesitou em colaborar”, afirmou Capotto. De acordo com ele, o trabalho que seria feito em três dias, foi feito em apenas um pelos reeducandos. “Eles dão resultado, é bonito de ver. Retiramos dois caminhões carregados de lama de residências atingidas pelo temporal, as famílias ficaram muito gratas”, completou.

Ao final da ação, os presos receberam congratulações e agradecimento de toda população.

Trabalho para prefeitura

Em Ourinhos, 35 reeducandos que cumprem regime semiaberto trabalham para a Secretaria de Obras do município em limpeza de ruas, guias, sarjetas, bocas de lobo, jardinagem, entre outros. Em toda a região, mais de 700 reeducandos prestam serviço para prefeituras das cidades de Araraquara, Avaré, Bauru, Brodowski, Jardinópolis, Iaras, Lins, Marília, Ourinhos, Pontal e Ribeirão Preto.

O convênio entre SAP e prefeituras oferece aos presos salário e remição de pena - três dias trabalhados corresponde a um dia a menos na pena imposta.