Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/11/17 | Sonia Pestana - Coremetro

Outubro Rosa e o câncer – é hora de ver isso de perto

Servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) receberam o Outubro Rosa de braços abertos

Nunca antes o mês de outubro foi tão rosa como neste ano de 2017 na Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), sobretudo para os servidores da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). Não é à toa, já que o período é marcado por campanhas de conscientização que têm como objetivo principal alertar mulheres e homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A adesão às ações programadas em cada unidade prisional da Coremetro foi maciça. Estima-se que tenham participado de forma efetiva da programação promovida cerca de 950 servidores. A campanha de 2017, com o tema “Outubro Rosa Nós Apoiamos essa Causa!”, foi marcada por eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como a distribuição de materiais e outros recursos educativos para disseminar a informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

Ações na Coremetro

A Coremetro não somente deu incentivo às unidades prisionais da região metropolitana como também proporcionou palestra com profissional renomado do cenário nacional aos servidores da sede, como aconteceu no dia 23 de outubro. O médico Dráusio Varela participou de um bate-papo descontraído para um público de 54 servidores. Nesse encontro, não faltaram informações no que se refere aos cuidados na prevenção do câncer de mama, como alimentação equilibrada, atividade física, autoexame e a realização periódica de mamografia. A Coremetro também foi palco de outra palestra, desta vez com a ginecologista Maria Helena Setkuso Morita a 35 servidores, no dia 30 de outubro.

Outubro Rosa diferenciado nos CDPs

Em todos os 17 Centros de Detenção Provisória (CDPs) da Coremetro o Outubro Rosa foi marcado, de uma forma geral, com palestras de profissionais especializados no assunto. Paralelamente, as unidades investiram na distribuição de panfletos e cartazes alusivos ao assunto, como aconteceu nos estabelecimentos penais de Belém I e II, Diadema, Franco da Rocha, Guarulhos I e II, Itapecerica da Serra, Mauá, Osasco I e II, Pinheiros I, II, III e IV, Santo André, São Bernardo do Campo e Vila Independência.

Coube, no entanto, algumas ações pontuais que servem de referência como algo inusitado com repercussão positiva. Um desses exemplos vem do CDP de Pinheiros II que contou com o depoimento da senhora Marilene Marinho Ribeiro que enfrentou o câncer de mama e saiu vitoriosa. Já o CDP de Mauá proporcionou uma sessão de cinema com o filme “Garotas do Calendário”, cujo roteiro é baseado em uma história real de um grupo de senhoras que posaram para um calendário a fim de arrecadar dinheiro para um hospital local.

Os CDPs de Itapecerica da Serra e Pinheiros IV proporcionaram momento de reflexão. A unidade de Itapecerica fez parceria com o Departamento do Conselho da Mulher do Município para proporcionar dinâmica sobre a valorização dos sentimentos humanos. Já no CDP Pinheiros IV, o foco foi a autoestima e o cuidado mútuo com arte-terapia com a produção de colar de tricô.

No CDP Pinheiros III o ponto de destaque ficou no capricho em que foi feita a caixa artesanal por parte de uma servidora da unidade. O brinde guardava ainda mensagem para todas as funcionárias do local.

Ações nas Penitenciárias e CPPs

Atividades de peso também foram registradas nas penitenciárias Feminina Sant’Anna, “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, “Mário de Moura e Albuquerque”, de Franco da Rocha I, “José Aparecido Ribeiro”, também de Franco da Rocha, e na Feminina da Capital. Em Guarulhos, as Penitenciárias “José Parada Neto” e “Adriano Marrey” igualmente participaram da ação com orientações acerca dos fatores de risco do câncer de mama.

A história não foi diferente nos Centros de Progressão Penitenciária (CPPs). Nas unidades "Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira", do Butantan, de São Miguel Paulista e de Franco da Rocha dentre as ações foram oferecidos exames preventivos com parceiros da região.

No universo das iniciativas em prol do Outubro Rosa não faltaram palestras, depoimentos, aulas de zumba, dinâmicas, mutirão de exames preventivos e produção e distribuição de apostila sobre o tema câncer de mama.

aasassa
Topo