14/11/17 | Eliane Borges - Croeste

Orientações e exames chegam a servidoras durante Outubro Rosa

Unidades ainda realizaram comemorações alusivas ao Dia das Crianças

O mês de outubro ficou mais colorido nas unidades prisionais da Coordenadoria da Região Oeste (Croeste) com a adesão à campanha Outubro Rosa e comemoração do Dia das Crianças. As ações beneficiaram as servidoras, que receberam orientações sobre o câncer de mama e do colo de útero, e a população carcerária, que pode desfrutar de momentos de descontração com os filhos visitantes.

Em Paraguaçu Paulista, a unidade realizou um levantamento com datas do último exame preventivo das servidoras para montar um calendário de controle e agendamento de futuros exames. A Penitenciária II de Mirandópolis, em parceria com o Hospital Estadual do município e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) conseguiu 30 mamografias/ultrassonografia para funcionárias acima de 40 anos e do grupo de risco. Graças à parceria com o Hospital Estadual de Mirandópolis, a Penitenciária I de Lavínia também proporcionou mamografia a 22 mulheres, entre funcionárias e seus familiares.

O Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente recebeu a visita de membros da Associação Amigas do Peito para palestrar, sendo uma delas testemunha voluntária que venceu o câncer. O CR de Araçatuba, em parceria com a Polícia Civil, doou 50 lenços de cabeça ao Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba. Já as Penitenciárias I e II de Presidente Venceslau, em parceria com a Croeste, promoveram palestra com direito a apresentação de dança, café e distribuição de brindes à servidoras. Em Florínea, as funcionárias participaram de uma aula básica de defesa pessoal.

Algumas unidades promoveram cafés da manhã ou chás da tarde, seguido de palestras envolvendo o tema como prevenção, tratamento e superação da doença, como ocorreu nas Penitenciárias de Junqueirópolis, Martinópolis, II de Mirandópolis, Assis, Dracena, Flórida Paulista, Irapuru, Valparaíso, Paraguaçu Paulista, Florínea, II e III de Lavínia, Tupi Paulista Masculina, Centro de Detenção Provisória (CDP) de Riolândia e Centros de Progressão Penitenciária (CPP) de Valparaíso e de Pacaembu. Na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, a palestra contou com a presença de 80 reeducandas.

De modo geral, os estabelecimentos prisionais se envolveram no Outubro Rosa afixando cartazes, distribuindo panfletos e laços (símbolo da campanha) e incentivando servidores a se vestirem na cor rosa em determinada data. Deste modo participaram: CR Feminino de São José do Rio Preto, CDP de Caiuá, Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes e Penitenciárias de Pacaembu, Lucélia, Marabá Paulista, Osvaldo Cruz e I de Mirandópolis.

Festa da garotada

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, não passou em branco. Na Penitenciária de Osvaldo Cruz, reeducandos e familiares foram recepcionados com feijoada, bolo e refrigerante, além da criançada poder levar para casa sacolas surpresas e doces com o tema do filme Moana. No CR de Birigui, cerca de 30 crianças foram presenteadas com brindes e calçados, além de degustarem guloseimas como cachorro quente e pipoca, finalizando o dia com sessão fotográfica de familiares frente a um painel comemorativo. Na Penitenciária de Assis e Paraguaçu Paulista, bolos e salgados fizeram a alegria dos pequenos, enquanto na Penitenciária de Marabá Paulista foram as sacolas com brinquedos que conquistaram o público infantil. Na unidade de Martinópolis, os sentenciados produziram cata-ventos e cartões para entregarem aos filhos enquanto na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista mães reeducandas ganharam porta-retratos com fotos dos filhos, mensagens e saborearam um lanche especial.