Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/11/17 | Assessoria de Imprensa - SAP

Atenção às crianças em quaisquer circunstâncias

Independente da idade, lugar ou situação, as crianças são alvos

Não precisa muito, basta um sorriso e um abraço, desde que sejam verdadeiros, para ganhar de vez uma criança. No mês de outubro, estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) deram pequenas mostras de amor abnegado e dedicaram atenção especial aos pequeninos.

Do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Willians Nogueira Benjamin”, de Pinheiros II, vem o primeiro exemplo de amor incondicional. Trata-se do projeto “O Despertar de um Sorriso”, que desde 2012 une os reeducandos para a confecção de inúmeras peças artesanais em apoio à Casa Maria Helena Paulina, que assiste crianças com câncer e para isso mantém bazar permanente em espaço anexo ao estabelecimento, localizado no bairro do Butantã, na capital paulista.

Ao longo do ano, os reclusos confeccionam peças artesanais para doação que são disponibilizadas em datas pré-estabelecidas. As criações são feitas em crochê, como bolsas e tapetes, bichos de pelúcia dos mais variados formatos e maquetes de casas feitas a partir de palitos de sorvete. Muitos itens utilizados na confecção vêm de materiais descartáveis cedidos por servidores da unidade e familiares dos presos.

Sarau para os futuros poetas

As crianças e mães da ala materno-infantil da Penitenciária Feminina da Capital (PFC) também foram homenageadas na semana da criança. Ao todo, 34 bebês e 37 reeducandas participaram da primeira ação do Sarau de Poesia do grupo “Poetas do Tietê”.

Segundo a diretora do Centro de Reintegração de Atendimento à Saúde, Ana Paula Café, as sentenciadas estavam na expectativa desse encontro e por isso capricharam na decoração da sala de recreação, usando bexigas multicoloridas para transformar a área de atividades da ala em um ambiente aconchegante. Igual cuidado e atenção também foram dados às crianças. No dia do evento, não faltaram bebês perfumados e caprichados laços de fitas enfeitando as madeixas de muitas pequeninas que se encontram no trânsito de amamentação.

Para os integrantes do grupo “Poetas do Tietê”, a oportunidade de dividir poesia e esperança com o público tão seleto foi motivo de grande emoção. Segundo Jaime Queiroga, um dos integrantes da ação, esse foi o melhor sarau que a equipe já participou. “Pedimos licença para chegar. Tenham certeza que os melhores poetas estão aqui nesse momento”, declarou emocionado.

Os demais componentes do grupo de poesia também se emocionaram. Entre um verso e outro, os bebês recebiam atenção, abraços e beijos dos poetas. Fizeram parte da ação Mayara, Elide, Paulo Virgílio, João Pedro e Luiz Carlos, além de Maria Cecília.

Na oportunidade, a direção da PFC fez entregas especiais de doações de roupas e acessórios infantis recebidos nos últimos meses. Dentre os itens, os casaquinhos feitos em tricô chamaram a atenção.

Todas as peças foram feitas por Daiffi Crema, uma senhora de mais de 80 anos da região do ABC Paulista. Segundo a direção da unidade, a voluntária se comoveu com a situação dos bebês da ala materno-infantil. Isso porque, por lei, podem permanecer com as mães até os seis meses de idade. De forma decidida, ela arregaçou as mangas e sozinha tricotou cerca de 50 casacos em lã anti-alérgica.

aasassa
Topo