Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/11/17 | Amanda de Oliveira - CRC

CRC promove ‘Outubro Rosa’ nas unidades prisionais

Na luta contra o câncer unidades ofereceram a campanha para servidoras e familiares dos presos

Se no mês de setembro predominou o amarelo, não faltou rosa durante o outubro nas unidades prisionais da Coordenadoria da Região Central (CRC). A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) promoveu, durante todo o mês, atividades de incentivo à prevenção do câncer de mama. Funcionárias, encarceradas e visitantes de presos, foram beneficiadas com o ‘Outubro Rosa’.

A campanha teve início no Brasil na década de 1990 e há aproximadamente 10 anos a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) abraçou a causa e tem incentivado as ações nas unidades prisionais do Estado de São Paulo. A ação visa conscientizar não só a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Profissionais de saúde e estagiárias voluntárias de faculdades da região metropolitana de Campinas contribuíram para as reuniões dentro dos estabelecimentos prisionais da CRC. Murais, cartazes alusivos ao tema, dinâmica e brindes fizeram parte das atividades.

As mulheres receberam mais informações, e tiraram suas dúvidas sobre prevenção e cura da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer ‘José Alencar Gomes da Silva’ (Inca), fatores ambientais e comportamentais, história reprodutiva e hormonal, causas genéticas e hereditárias, podem aumentar o risco do câncer de mama.

A mastologista do Hospital Universitário de Brasília, Fernanda Salum, em entrevista ao Correio Brasiliense, ressaltou que o câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada, e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia.

aasassa
Topo