Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/11/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Programa de Boas Práticas capacita servidores e resulta em economia para unidade prisional

CDP de Itapecerica da Serra promove curso de manutenção de arma de fogo, gerando economia e capacitação profissional

Com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra, promoveu o curso de manutenção em armas de fogo. A ação é parte integrante do “Programa Permanente de Boas Práticas”, conduzido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Para preparar os servidores, a Cipa contou com o apoio de professores qualificados da Escola de Administração Penitenciária (EAP) “Dr. Luiz Camargo Wolfmann”, por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Agentes de Segurança Penitenciária (CFaasp). Em resultado, no mês de setembro, 21 Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) tiveram aulas teóricas e práticas sobre todos os armamentos utilizados em serviço.

Segundo os instrutores qualificados da EAP, Luciano Marchiori da Rocha e João Nascimento dos Santos, as aulas enfocam ações de montagem, desmontagem, limpeza, lubrificação e cuidados de rotina com as armas de fogo. Durante o curso, os servidores também aprenderam a manusear a pistola. Para a direção da unidade, a expectativa é que o aprendizado possa contribuir em curto prazo para a manutenção e a limpeza do armamento do acervo, o que gerará economia para os cofres públicos.

Na avaliação da equipe de AEVPs presente no curso, toda a abordagem apresentada foi de grande valia, agregando conhecimento técnico e de manutenção aos integrantes com os instrumentos diários de trabalho. Em outro aspecto, a direção do CDP considera que os ensinamentos foram de vital importância, principalmente para os responsáveis pela reserva de armas, aprimorando as atividades de entrega e recebimento do armamento e auxílio na identificação de possíveis defeitos ou panes.


aasassa
Topo