08/11/17 | Caio Daniel - CRN

Reeducandas reformam fachada de hospital em Pirajuí

Iniciativa faz parte do Programa Via Rápido Expresso do Governo do Estado que qualifica sentenciados em cursos de pintura predial

Reeducandas que cumprem regime semiaberto na Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna”, de Pirajuí, fizeram a revitalização da fachada da Santa Casa de Misericórdia da cidade. O projeto faz parte do Via Rápida Expresso, uma parceria entre as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP) e do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) do Estado de São Paulo, que tem como objetivo reintegrar as presas ao convívio social ensinando a elas uma nova profissão.

O início das obras foi no dia 9 de outubro, após o término das aulas teóricas do curso de pintor predial com carga horária de 25 horas/aula. De acordo com a diretora de trabalho e educação do presídio, Edna Pedroso, esta é a sexta turma de reeducandas que participam do programa, que já reformou duas escolas estaduais, um centro de educação municipal e o próprio presídio onde estão reclusas. “Elas estão muito animadas, pois além de aprenderem uma nova profissão, estão se retratando com a sociedade por algo de errado que fizeram no passado”. A diretora afirma que muitas das reeducandas têm planos de pintar a própria casa quando ganharem a liberdade. “Uma delas [presas] conseguiu pintar o quarto da filha durante a saída temporária, era o sonho da menina. Todas fazem muitos planos neste sentido, não precisarão contratar mão de obra de pintor, o custo será apenas o material para reforma”, conta.

Para o provedor da Santa Casa de Pirajuí, José Carlos Trindade, ações como estas provam que as sentenciadas estão prontas para voltar à sociedade. “A Santa Casa de Pirajuí não possui verba específica pra isso, essa parceria está sendo fundamental. O trabalho das reeducandas é profissional, seguro e um serviço que não precisamos desembolsar nada. A ação está sendo muito bem vista pelos munícipes, pois, por meio dessa atividade, as presas conseguem provar que estão prontas para voltar à sociedade”, explica Trindade.

Em 31 de outubro, as reeducandas participaram de uma cerimônia simples de entrega da obra e receberam congratulações e agradecimento das autoridades pelo trabalho realizado. Estiveram presente no evento, além da diretora de trabalho e educação da penitenciária e do provedor do hospital, o vice-prefeito de Pirajuí Wandão Grejo e convidados.