Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/11/17 | Eliane Borges - Croeste

CR de Prudente encerra Projeto Alimentação Saudável

Por 60 dias, cerca de 70 reeducandos aprenderam sobre mudanças de hábitos alimentares

Por dois meses consecutivos, cerca de 70 reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) "ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira", de Presidente Prudente, participaram do Projeto Alimentação Saudável, que se encerrou em 20 de outubro. A ação foi desenvolvida por docentes da Escola Estadual “Vereador Pedro Tófano” para alunos da unidade prisional do ensino fundamental e médio.

Em agosto e setembro, foram exibidos aos reeducandos documentários sobre hábitos alimentares, prática de exercícios físicos, influência cultural no preparo de refeições, consequências da má alimentação, valores calórico e nutricional e higienização de alimentos. Nesse contexto, os alunos providenciaram uma exposição com trabalhos realizados em sala de aula como cartazes, pirâmide alimentar, semáforo da saúde e tabelas nutricionais, os quais puderam também ser apreciados por familiares em dias de visitação.

O projeto foi idealizado pelas professoras Adriana Barbosa, Denise Borges, Lúcia Antônia e Maria Aparecida Siqueira. No encerramento, os reeducandos se reuniram em uma roda de conversa para trocar experiências, relatando mudanças de hábitos alimentares após as aulas e atividades. Logo depois, se confraternizaram com um café da manhã, desfrutando dos alimentos estudados em sala de aula.

Para o reeducando J.N., de 66 anos, aluno da alfabetização, o projeto serviu para esclarecer a ele e seus familiares sobre a alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos. A diretora do CR, Mirian Barrocal Tardim Collete, enfatizou que as ações de promoção à saúde são sempre bem recebidas na unidade prisional e o projeto veio ao encontro das expectativas dos reeducandos, proporcionando momentos de interação, conhecimento e busca efetiva de uma vida sadia.

aasassa
Topo