Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/11/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Penitenciária Feminina e a Jornada da Cidadania

3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária Feminina de Sant’Ana proporcionou um variado leque de ações

Pelo terceiro ano consecutivo, a Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS) promoveu, no dia 3 de outubro, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade. A ação foi feita em parceria com as Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), além da própria unidade prisional.

O espaço multicultural da área educativa foi palco da solenidade de abertura da jornada. O diretor da PFS, Maurício Guarnieri, e servidores do estabelecimento penal recepcionaram os convidados, a exemplo de parceiros empresariais e líderes religiosos, dentre esses, Eduardo Guilherme, da Universal nos Presídios (UNP); Celso Barnabé, Coordenador da Comunidade da Graça; Eliana Rocha, Coordenadora da Pastoral Carcerária; José Braz Gomes, da Igreja Batista; Maria Christina Bruck, Coordenadora da Associação Mensageiros Espíritas; Onézimo Santana de Souza, da Igreja Adventista da Promessa, e Elias Clemente, Coordenador da Congregação Cristã do Brasil.

O ponto alto do evento ficou com a apresentação do coral formado por reeducandas da unidade, orientado pelo servidor da Liceu de Artes e Ofícios, Manoel Ventura. Entre as canções apresentadas, o grupo cantou o Hino Nacional Brasileiro.

Serviços oferecidos

Na 3ª edição da Jornada da Cidadania, as sentenciadas puderam contar com o apoio do instituto de beleza Teruya. Os profissionais fizeram atendimentos de cortes de cabelo e depilação. Na área multicultural, a UNP ofereceu às reclusas esmaltação de unhas, maquiagem, massagem facial e limpeza de pele.

No setor de saúde, os trabalhos de busca ativa do câncer bucal, coleta de exames de papanicolau, baciloscopia, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV e sífilis, foram algumas das ações programadas pela unidade.

A jornada abriu as portas da penitenciária para a realização de diversas palestras. No total, 356 sentenciadas participaram das atividades. A jornalista Cláudia Canto, autora da obra “Morte às Vassouras”, focou na superação de vida. Já a UNP promoveu um bate-papo com o grupo “Mães fortes”. Com enfoque emocional, os voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) trataram de temas polêmicos sobre depressão e suicídio. E ainda, a convite da Igreja Adventista da Promessa, os psicólogos Wagner André Monteiro e Rubenita Josefa de Lacerda Souza destacaram a questão da baixa e autoestima.

O espaço escolar também foi palco da palestra do Centro de Atenção ao Egresso e Família (Caef), da CRSC, que transformou as 31 alunas presentes em multiplicadoras das orientações para o regresso à sociedade. No mesmo local, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ofereceu dicas e orientações sobre empreendedorismo. Para encerrar a série de palestras, o Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade (Gducc) fez um balanço de suas atividades na unidade prisional.

aasassa
Topo