31/10/17 | Eliane Borges - Croeste

Reeducandos revitalizam clínica psiquiátrica em Adamantina

Com mão de obra prisional, "PAI Nosso Lar" está recebendo pintura e outros reparos

Um grupo de 50 reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu se desloca diariamente para outra cidade a fim de cumprir uma nobre missão: revitalizar a clínica psiquiátrica Pólo de Atividades Integradas (PAI) Nosso Lar de Adamantina. O estabelecimento está recebendo nova “roupagem” pelas mãos dos apenados do regime semiaberto, válida como aula prática do curso de pintura predial pelo qual eles vêm se profissionalizando.

Segundo o administrador do PAI de Adamantina, Andrey Negroni Martins, o local recebe pacientes de 60 municípios vizinhos, 100% custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e presta atendimentos psiquiátricos como um todo, inclusive, a dependentes químicos em períodos de desintoxicação e internações por ordem judicial. “Podemos melhorar a humanização da clínica graças a esse trabalho de revitalização, que tem sido um sucesso. Antes dessa pintura, quatro reeducandos já nos ajudavam com serviços de manutenção e construíram uma horta maravilhosa para nós. Sempre que precisamos, recorremos ao CPP e, por outro lado, é muito importante para a ressocialização deles [reeducandos] fazer o bem ao próximo”, enfatizou Martins.

Capacitação

A formação profissional dos reeducandos pelo referido curso é composto por cinco aulas teóricas, realizadas na unidade prisional, e 15 aulas práticas, desenvolvidas diretamente na clínica, tanto na área externa como interna do prédio.

De acordo com Thiago Gonfiantini Junqueira, diretor do CPP, esta é uma maneira de fornecer qualificação e, ao mesmo tempo, reinserir essas pessoas ao convívio social de forma mais direta, auxiliando na recuperação delas. “Ações semelhantes já vêm sendo realizadas com mão de obra da unidade prisional em creches, escolas e asilos nos dois últimos anos. Nos mesmos moldes, a partir do dia 13 de novembro, outros 50 reeducandos estarão promovendo a pintura do Asilo Lar dos Velhos, também em Adamantina”, lembrou Junqueira.

Execução

Iniciado em 2 de outubro e previsto para ser encerrado no final do mesmo mês, o trabalho não gerou custos para a instituição, nem para a prefeitura, uma vez que o material foi custeado pelo Programa Via Rápida do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) via Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).