Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/10/17 | Caio Daniel - CRN

Reeducandos expõem fanzines na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Proposta é mostrar o papel da arte e educação no processo de ressocialização

Um dos maiores eventos de literatura e arte da região de Ribeirão Preto, a 17ª Feira Nacional do Livro, recebeu fanzines produzidos por reeducandos da Penitenciária I de Serra Azul. O evento, que acontece anualmente, reúne escritores, artistas, estudantes, professores e profissionais de diversos segmentos com o objetivo de promover a importância da leitura na formação do indivíduo. O material criado pelos reeducandos foi exposto no salão de ideias “O uso das histórias em quadrinhos na sala de aula como instrumento e resgate da autoestima dos educados”. O projeto foi criado por servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e professores da Secretaria de Estado da Educação (SEE) que lecionam na escola da unidade prisional.

O fanzine é feito artesanalmente de colagens, desenhos, textos, quadrinhos e ilustrações e pode ter um ou mais temas. Sua função é contar uma história, passar uma mensagem ou expor uma informação. É também um importante instrumento para despertar a criatividade, senso crítico e produtivo do artista. O material criado pelos sentenciados ilustrou o processo de ocupação do povo sertanejo na região de Ribeirão Preto e a formação das pousadas ao longo do Caminho do Goiás – importante estrada que levava os mineiros até o ouro. O tema foi escolhido por um dos professores idealizadores do projeto que percebeu que grande parte dos presos tinham uma história para compartilhar, pois possuem descendência nordestina. Duzentos convidados participaram da mostra criativa, além do diretor de trabalho e educação da penitenciária, Kelson Pimentel, professores e fanzineiros da região. “Essa interação permite que a sociedade conheça um pouco dos talentos dos reeducandos, através de suas obras, desmistificando a imagem das pessoas encarceradas e fortalecendo a imagem de que a educação é o principal caminho para a ressocialização e o retorno ao convívio social”, explica o diretor.

Uma mostra de arte também foi apresentada na ala de educação do presídio. A atividade levou fanzineiros de Ribeirão Preto para um bate-papo sobre ilustração e história em quadrinhos (HQ). Os artistas contaram sobre suas experiências e vivências no mercado da cultura. Setenta alunos participaram do encontro, além de servidores do setor de educação.

Penitenciária promoveu Sipat

A 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de agosto sob o tema “Faça diferente, jogue com AGENTE”. A Sipat ofereceu aos servidores palestras sobre saúde e segurança no trabalho, a importância da meditação e workshop. O objetivo do encontro foi enaltecer e valorizar o trabalho desenvolvido por todos os servidores da unidade prisional.

“Encontros filosóficos” no CDP de Serra Azul

O Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Sandro Alves da Silva” promoveu, em parceria com o Instituto Augusto Cury, na escola do presídio, uma série de palestras com o tema “Proemoção – Gestão de Emoção”. As atividades foram lideradas pela psicóloga do instituto, Najla Ferreira, com o objetivo de ensinar aos reeducandos métodos de prevenção de transtornos psicológicos, problemas emocionais e relacionais. O programa também visou levar, a partir de reflexões, novas perspectivas e padrões de comportamento para obter maior qualidade de vida enquanto estiverem reclusos.

aasassa
Topo