27/10/17 | Assessoria de Imprensa - SAP

SAP ganha 12º prêmio Mário Covas

Projeto da Penitenciária I de Potim foi vencedor na categoria “Melhoria dos Serviços Prestados ao Cidadão”

Uma noite vitoriosa para a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP): o projeto "Denti(são): Boca sã... homem são – Resgatando Sorrisos Saudáveis!", da Penitenciária I AEVP “Jair Guimarães de Lima” de Potim, conquistou o troféu para a Pasta no evento que aconteceu nesta quinta, 26, no Theatro Municipal de São Paulo.

A 12ª Edição do Prêmio Mário Covas, que tem como objetivo difundir e multiplicar boas práticas de gestão pública, foi dividida este ano em duas categorias: “Melhoria dos Serviços Prestados ao Cidadão” e “Melhoria da Gestão Governamental”. Foram 212 projetos inscritos e apenas 24 selecionados para a disputa final. A SAP entrou na última seletiva com dois projetos: "Parceria do Bem: participação dos estagiários do Curso Técnico de Enfermagem para intensificação no atendimento de saúde dos sentenciados", desenvolvido na Penitenciária II "Gilmar Monteiro de Souza" de Balbinos e o campeão "Denti(são): Boca sã... homem são – Resgatando Sorrisos Saudáveis!".

No projeto desenvolvido na PI de Potim, presos da unidade passaram por triagem odontológica realizada pelos estudantes dos cursos de odontologia, enfermagem e auxiliar de enfermagem da Fundação Universitária Vida Cristã (Funvic), supervisionados pelos cirurgiões-dentistas e enfermeiros da Universidade. Os alunos fizeram a separação dos casos mais importantes dentro dos raios, para obter dados referentes à saúde geral do preso e, em seguida, o exame clínico para levantamento das demandas particulares. Também parceiros da ação, a Prefeitura de Guaratinguetá e a ONG Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC) viabilizaram duas unidades móveis de saúde bucal para realização de procedimentos, que foram feitos tanto no consultório odontológico da unidade prisional como dentro dos veículos. A partir da ação percebeu-se também a diminuição de demandas de emergências odontológicas e a redução do uso de fármacos.

No projeto "Parceria do Bem: participação dos estagiários do Curso Técnico de Enfermagem para intensificação no atendimento de saúde dos sentenciados", da P II "Gilmar Monteiro de Souza" de Balbinos, aprendizes do curso técnico de enfermagem, da região da Escola Técnica (ETEC) de Cafelândia, fazem estágio e intensificação na atenção básica de saúde. Dentre as principais atividades desenvolvidas com auxílio dos estagiários da ETEC, estão a 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, Vacinação H1N1, Semana da Saúde do Homem, Vacinação Caxumba, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e Campanha Novembro Azul.

O 12º Prêmio Mário Covas é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, realizada pela Escola de Governo e Administração Pública (Egap), da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão.

Para saber mais sobre o projeto vencedor, veja o video: https://www.youtube.com/watch?v=T7VYqNbFOUI