Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/10/17 | Amanda de Oliveira - CRC

Presos do CR revitalizam 1º DP de Sumaré

Pessoas privadas de liberdade dão nova cor à delegacia e ganham redução penal

Quatro reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) de Sumaré terminaram, no dia 20 de outubro, a pintura do prédio do 1º Distrito Policial (DP) do município. A ação contribuiu para a redução penal dos pintores.

Segundo o diretor técnico do CR, Dalber Possato, essa não é a primeira vez que a unidade promove parcerias para que os presos revitalizem espaços públicos. E não se limitam apenas ao município de Sumaré, mas onde encontram oportunidades.

“Recentemente foi feita a pintura da fachada do antigo Fórum de Hortolândia; participamos também da montagem do novo estabelecimento forense e rotineiramente ajudamos na manutenção e limpeza do local. São oportunidades de parcerias e contatos que vão expandindo e nós não temos obstáculos em executarmos as atividades onde houver demanda”, diz Possato.

O diretor ainda acrescenta que além de ser feito um benefício para a sociedade, para os cofres públicos, é também uma oportunidade para a divulgação do trabalho dos encarcerados.

Esta não é a primeira vez que os presos do CR disponibilizam mão de obra para o 1º DP. Segundo o delegado, Pedro Sérgio Garcia Cortez Goso, eles já prestaram outros serviços e conhecendo o profissionalismo deles, solicitou a pintura ao diretor da unidade.

“O trabalho deles é de fundamental importância, tanto para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), quanto para o próprio preso que não fica com o tempo ocioso e ainda tem redução de pena”, resume Goso.

Os quatro pintores foram beneficiados com a remição de pena (a cada três dias trabalhados, um dia de condenação é reduzido), além de terem prioridade de emprego nas empresas que possuem contrato formal com o CR, intermediado pela Fundação Manoel Pedro Pimentel (Funap).

A Educação abre portas para o trabalho

O CR de Sumaré é uma unidade prisional destinada ao cumprimento de pena no regime semiaberto, onde são incluídos presos com baixa condenação e bom comportamento. Por essa razão, são desenvolvidas várias atividades destinadas à reintegração do sentenciado na sociedade, por meio do trabalho e educação. Sessenta presos executam trabalhos externos em empresas que possuem contrato com a unidade, oportunidades nas quais os custodiados estão se profissionalizando ao executarem ofícios em diversas áreas, como soldador, serralheiro, pintor industrial, etc.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio de diversas parcerias, oferece aos detentos o acesso ao ensino formal e cursos profissionalizantes. Atualmente 87 estão matriculados na modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA), cujas aulas são ministradas dentro do próprio estabelecimento prisional, pela escola vinculadora, E.E Bélgica Alleoni Borges Professora. Com relação aos cursos preparatórios para o mercado é oferecido o Programa de Educação para o Trabalho (PET), no qual são oferecidos 10 módulos de 12 horas cada, havendo 30 pessoas matriculadas.

Além disso, a SAP já promoveu na unidade dois módulos do Programa Via Rápida, no qual 40 alunos receberam qualificação profissional de "Pintor Predial", com aulas teóricas ministradas no CR e as aulas práticas na Escola Estadual vinculada à unidade.

aasassa
Topo