25/10/17 | Sonia Pestana- Coremetro

Horta em unidade prisional reúne servidores e sentenciados

O trabalho com a terra, na implantação e manutenção de horta orgânica, promove alimentação saudável, além de render remição de pena por trabalho

O projeto da horta do Centro de Detenção Provisória “ASP Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra começou a ganhar forma em meados de 2016. Contando com o apoio da direção da unidade e também da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), o “pontapé inicial” foi dado por alguns servidores que dividiram os trabalhos com reeducandos, sobretudo com o recluso E.S.M. que, com apoio da família, conseguiu doação de 576 mudas de hortaliças e adubo necessário para o início dos trabalhos.

A princípio, o que seria apenas uma forma de ocupar o espaço na “linha de tiro” (espaço entre o alambrado interno e a muralha do presídio), tornou-se uma atividade laborterápica que também contribuiu para o conceito de uma alimentação mais saudável, já que grande parte dos servidores e alguns reeducandos passaram a consumir o que é produzido no local.

Segundo o diretor de Núcleo de Segurança e Disciplina do CDP, Marco Aurélio Cardoso Negrão, a incumbência da implantação da horta comunitária na unidade foi, ao mesmo tempo, um privilégio e um desafio. De acordo com ele, o resultado alcançado com os 13 canteiros implantados só foi possível graças à colaboração de todos: servidores e presos.

A horta do CDP consegue se manter graças às doações de sementes de várias hortaliças e legumes. Como a terra disponível no espaço da linha de tiro externa estava pobre de adubo, os envolvidos buscaram meios de fazer a compostagem do solo e, para isso, passaram a misturar à terra restos orgânicos da própria unidade, o que incluiu casca de ovos, restos de frutas, folhas secas, borra de café e pó de serra.

O conceito de reciclagem também esteve presente no projeto da horta do CDP. O contorno dos canteiros foi trabalhado com garrafas pet, descartadas pelos visitantes dos reeducandos. Para um melhor controle do plantio e cuidados necessários, os canteiros foram divididos segundo as espécies de hortaliças cultivadas.

Na opinião dos Agentes de Segurança Penitenciária (ASP), Gabriel Santos e Northon Fernando, o espaço ficou muito bonito. “Começamos a consumir ainda mais verduras depois da criação da horta”, avaliou Fernando. “Só de olhar já dava vontade de consumir aqueles produtos”, elogiou Santos.

Os elogios foram muitos. Para o ASP Aleksander Cremonezzi, a horta teve um papel fundamental na mudança de vida da unidade. Segundo ele, de um lado está a contribuição para uma alimentação mais saudável e, por outro, a oportunidade de oferecer atividade de laborterapia aos reeducandos da unidade prisional, que passaram a ter uma ocupação relaxante, além da possibilidade de remição de pena pelo trabalho exercido.

O recluso E.S.M. disse que só tem a agradecer pela oportunidade de poder exercer a atividade com a terra, algo que ele tanto gosta. “O cuidado com a horta fez com que meus dias aqui ficassem mais agradáveis”, avaliou.

Na horta do CDP de Itapecerica da Serra há verduras para todos os gostos. Só de alface são quatro canteiros, desde crespa, passando pela mimosa, roxa e lisa. Há também rúcula, almeirão, cebolinha, salsinha, chicória, acelga e couve. A equipe, no entanto, promete incrementar ainda mais o plantio, incluindo legumes e tubérculos à horta.