Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/10/17 | Eliane Borges – Croeste

SAP domina pódio do 5º Prêmio Prevenir Iamspe

Secretaria ganhou os três primeiros lugares, sendo o grande vencedor o CQVidass-Oeste

Um é pouco, dois é bom, mas foram os três primeiros lugares que a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) conquistou no 5º Prêmio Prevenir Iamspe de 2017, levando a melhor, entre os finalistas, o projeto da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). O 2º lugar foi uma conquista da Penitenciária de Assis (subordinada a Croeste) e o 3º lugar, do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) da SAP.

Entre os vencedores, algo em comum: o estímulo à busca pelo apoio psicossocial e melhora da qualidade de vida dos servidores. A premiação transcorreu durante o 8º Seminário Temático Estadual de Promoção e Proteção à Saúde, que esse ano trouxe a “Prevenção ao Suícídio” como temática, no auditório do Centro de Integralidade Iamspe, em 29 de setembro. Dentre 24 projetos inscritos, pertencentes a 20 instituições públicas diversas, 17 pertenciam a SAP.

Finalistas

Em 1º lugar, destaque para a “Rede de Atendimento Psicossocial (Raps)”, do Centro de Qualidade de Vida da Região Oeste (CQVidass-oeste), pertencente à Croeste, que visa oferecer uma rede de apoio a servidores com sofrimento psíquico. “Levamos serviços nutricionais, psicológicos, psiquiátricos e de assistência social para tratar questões relacionados à saúde mental, diminuindo assim as taxas de absenteísmo por licença saúde em 6% neste ano”, explicou Alessandro Aparecido Rampasso, representante do CQVidass-oeste.

O 2º prêmio foi para o projeto “Viva Melhor! Viva Feliz!”, de autoria de Elisa Maria Malacrida, psicóloga e supervisora técnica da Penitenciária de Assis. Seu maior objetivo é a promoção da qualidade de vida dos funcionários do presídio, em todos os aspectos, por intermédio de diversas atividades.

Como 3º colocado ficou o projeto “Saúde do servidor e Cipa na Prevenção do Suicídio”, representado por Iracema Costa Jansson, diretora técnica de saúde do GQVidass da SAP, o qual abrange todas as campanhas preventivas com relação ao assunto, realizadas pela SAP, em parceria com cada Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das unidades prisionais.

“A proposta da premiação é valorizar projetos que as secretarias desenvolvem. Esta 5ª edição, especificamente, teve uma alta qualidade, o que demonstra o amadurecimento das coordenações”, afirmou Miriam Matsura Shirassu, responsável pelo programa Prevenir Iamspe.

Seminário

Presentes no evento estavam cerca de 400 servidores públicos, aproximadamente, 70 do sistema penitenciário. Na ocasião, houve apresentações de renomados profissionais experientes sobre o tema suicídio, abordando o papel da sociedade, as estratégias de prevenção e a epidemiologia do comportamento suicida.

aasassa
Topo