Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/10/17 | Kelma Jucá – Corevali

Corevali realiza mais 3 Jornadas em unidades prisionais do Vale do Paraíba

CPP de Tremembé, PII de Tremembé e CR Feminino de São José dos Campos sediam eventos organizados especialmente para sentenciados

Mais três Jornadas de Cidadania e Empregabilidade foram realizadas no último bimestre em unidades prisionais vinculadas à Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali). Entre elas, está a pioneira em jornadas no estado de São Paulo, o Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Edgard Magalhães Noronha”, o CPP de Tremembé, que organizou a 4ª edição do evento, no dia 27 de setembro.

Também sediaram a Jornada, a Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé, no dia 2 de agosto e o Centro de Ressocialização (CR) Feminino de São José dos Campos, no dia 30 de agosto.

Na data da Jornada são formalizadas ações de cidadania, como regularização de documentos civis, mutirões de saúde e atendimentos jurídicos.

CPP de Tremembé

Além dos serviços essenciais prestados, a Jornada do CPP de Tremembé contou com cortes de cabelos, apresentação musical feita pelos próprios reeducandos na abertura oficial do evento e exposição de artesanato com peças de argila.

Durante a cerimônia, foi feita uma homenagem póstuma ao servidor Jose Luis de Andrade, recentemente falecido. Ele era responsável pela banda “Coral e Vozes” da unidade prisional, além de incentivar a confecção de peças artesanais entre os reeducandos. “O senhor Luis nos disse que precisaria cuidar da saúde. Daí ele foi e não voltou mais”, falou emocionado um dos integrantes da banda e que convivia diariamente com o agente penitenciário.

O auditório do CPP recebeu o nome do servidor, cuja família esteve presente na ocasião e recebeu uma placa de agradecimento pelos serviços prestados.

Penitenciária 2 de Tremembé

Entre os destaques da Jornada na P2 de Tremembé está o teatro de sombras “A contradição humana”, inspirado na obra “A igreja do diabo”, de Machado de Assis. Na peça, nove reeducandos fizeram uso do humor e da crítica social para falar sobre o atual momento político no país e no mundo, além de possibilitar a reflexão a respeito de temas filosóficos sobre as diferenças sutis entre o livre arbítrio e os dogmas impostos pela religião.

Outro ponto alto da Jornada foi a apresentação musical da banda “Freedom”, composta por nove reeducandos. Um dos integrantes da banda, Helcio, de 63 anos, garante que aprendeu a tocar violão na unidade. “Tudo o que sai da rotina é bom. É interessante esse contato e olhar diferente. Por hoje estou feliz e acredito que consigo transmitir minha felicidade para os outros. A música é um instrumento de amor”, refletiu.

No período da tarde, o espaço ecumênico exalava o sentimento recíproco nutrido entre cinco casais, prestes a dizerem o ‘sim’. Para o sentenciado Guilherme, de 36 anos, a oficialização do casamento civil e a bênção de um pastor foi a realização de um sonho. “Apesar das adversidades no meio do caminho, esse é um grande passo em nossas vidas. Sei que ela é a pessoa certa para compartilhar os bons e maus momentos”, disse enquanto segurava as mãos da noiva Samanta, de 32 anos.

Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos

A experiência de pintar uma tradicional escola na região central de São José dos Campos foi revivida por 20 reeducandas no dia da Jornada do CR Feminino. Enquanto a diretora da unidade chamava uma a uma para receber o diploma, as demais compartilhavam do sentimento da realização e aplaudiam entusiasmadas a conquista das colegas de cela.

Cleonice, de 40 anos, foi uma das mais festejadas entre as sentenciadas. “Fiz coisas que não imaginava. Foi muito bom pintar a escola das crianças. Essa oportunidade eu não teria lá fora”, falou com os olhos marejados. “Poderia ser a escola em que um filho meu estuda”, completou..

Números – Jornada CPP de Tremembé

CPFs (emissão/regularização) – 64
RGs expedidos – 13
Carteiras de Trabalho – 10
Certidões de Nascimento – 110
Atendimentos jurídicos – 520
Cortes de cabelos – 57
Participações em palestras e oficinas temáticas – 615
Atendimentos/orientações de saúde – 800

Números – Jornada Penitenciária 2 de Tremembé

Emissão e regularização de CPFs, Carteiras de Trabalho, RGs, Certidões de Casamentos – 32
Atendimentos jurídicos – 81
Participações em palestras e oficinas temáticas – 497
Atendimentos de saúde – 396

Números – Jornada CR Feminino São José dos Campos

CPFs (emitidos/regularizados) – 86
RGs (expedidos) – 47
Carteiras de Trabalho – 38
Certidões de Nascimento – 55
Atendimentos jurídicos – 180
Cortes de cabelos – 45
Participações em palestras sobre prevenção e combate às drogas – 37
Participações em palestras sobre reintegração social – 72
Participações em oficinas temáticas de poesia – 70
Certificações Programa Via Rápida – 20
Atendimentos exame Papanicolau – 20
Participações em ioga – 20

aasassa
Topo