19/10/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Reeducandas participam do XII “Beleza Atrás das Grades”

CPP do Butantan realiza o concurso de beleza desde 2004

Com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), foi realizado, em 28 de setembro, o XII concurso “Beleza Atrás das Grades”, do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) "Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira", do Butantan. O número de inscritas neste ano superou as expectativas, ficando na casa das 45 candidatas para as categorias cultura, simpatia e beleza.

O concurso é realizado desde 2004 e é aberto à participação de todas as sentenciadas. A estrutura montada para a ação prevê a abertura das inscrições durante o mês de julho, na sequência, em agosto, ocorre a semifinal para, em setembro, acontecer a tão esperada grande final. Segundo a diretora da unidade prisional, Rosangela dos Santos Silva de Souza, o objetivo do evento é elevar a autoestima, promover a integração e a valorização humana da pessoa privada de liberdade.

Para a edição de 2017 o concurso contou com o apoio da Universal nos Presídios (UNP), grupo ligado à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), e da Pastoral Carcerária, da Igreja Católica. No papel de mestre de cerimônia, a cantora Sula Miranda. O evento teve ainda a participação do cantor gospel Ricardo Leite e de um grupo de zumba.

Na opinião de Sula, todo o trabalho de bastidores do evento mostra que é possível mudar vidas. “Esse concurso é um estímulo para mudanças não só estética, mas também de interior”, declarou.

A UNP deu total apoio à realização de mais uma edição do já tradicional concurso de beleza. No total, cerca de 20 voluntários não mediram esforços para que o evento de 2017 ficasse marcado na vida de cada participante. Juntos, a equipe de colaboradores viabilizou o empréstimo de vestidos, sapatos, leggings e camisetas para os desfiles, e promoveu os arranjos de cabelo e maquiagem, além de cuidar de perto da montagem dos kits de produtos de beleza e de itens de higiene pessoal doados às primeiras colocadas de cada categoria.

Campeãs

Na categoria Cultural desse ano, 14 sentenciadas se inscreveram, mas somente seis chegaram à etapa final. As candidatas foram avaliadas a partir da apresentação de texto cujo tema era “Você faz parte da Turma ‘Eu me acho’?“. Solange Aparecida Ramos Assis conquistou o 1º lugar.

Foram 13 inscritas na categoria Simpatia, mas somente sete delas desfilaram na final. Para eleger a candidata mais simpática os jurados consideraram a forma de se expressar diante de perguntas sobre planos para quando em liberdade, dentre outras abordagens. A eleita nessa etapa foi a holandesa Wendy Wortel.

Já no quesito beleza, o concurso registrou a inscrição de 18 candidatas, dessas foram selecionadas sete sentenciadas para a etapa final. A comissão julgadora levou em conta um conjunto de características marcantes, como simpatia, desenvoltura, além da beleza propriamente dita. A campeã foi a Sul Africana Precious Mantsho Ndubuisi.