Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/10/17 | Assessoria de Imprensa - SAP

Reeducandos organizam e produzem exposição “Quase (n)o fim”

A parceria entre a CRSC e a Pinacoteca do Estado de São Paulo promoveu a ação cultural

A Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) montou, em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a mostra “Quase (n)o fim – Identidades, Memórias e Direitos”, produzida por reeducandos do regime semiaberto que ficou em exposição durante o período de 22 de agosto a 6 de setembro na sede II da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A exibição levou obras feitas por 12 reeducandos, homens e mulheres, do Centro de Detenção Provisória (CDP) Chácara Belém II e Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) de São Miguel Paulista e Butantan. A CRSC junto com o Programa de Inclusão Sociocultural (Pisc), do setor educativo da Pinacoteca, promoveram encontros onde foi discutido o direito à cultura das pessoas privadas de liberdade.

Ao todo, foram cinco encontros, sendo dois deles voltados à discussão do que é curadoria e como é o processo de organização de uma exposição. As reuniões permitiram que os reeducandos se tornassem artistas-curadores e aprendessem a definir o propósito do evento, conceituar a criação das obras a partir de reproduções do acervo da Pinacoteca, identificar os suportes artísticos e recursos necessários para a produção da mostra e ordenar a logística e estratégia de divulgação.

As instalações tiveram como referência, as obras do acervo do museu e dividiram-se em quatro salas: Diversidade em Transformação, Cotidiano, Arte Te Abraça e Pensamento. Os presos utilizaram diferentes elementos para as composições artísticas como audiovisual, fotografia, fotomontagem, pintura em tecido e em crochê.

“Essa atividade favoreceu melhor percepção da cultura como construção humana e, ao mesmo tempo, a disseminação de noções sobre a organização de eventos atuando em diferentes etapas como idealização, concepção, produção, divulgação e assistência ao público frequentador”, afirmou o servidor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCae) da CRSC, André Luzzi de Campos.

A exposição teve o intuito de atender e acolher todos os tipos de público e, por esse motivo, estratégias educativas em um ambiente destinado a ações de arte-educação foram adotadas. Além disso, também foi disponibilizada identificação das fichas técnicas das obras em braile, que foi preparada pela Secretaria de Direitos das Pessoas com Deficiência.

aasassa
Topo