Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/10/17 | Amanda de Oliveira - CRC

Secretaria de Saúde doa testes de DST ao CDP de Piracicaba

Mais de 1400 exames já foram feitos na unidade prisional

O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Piracicaba, órgão da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), doou à Diretoria de Saúde do Centro de Detenção Provisória (CDP) “Nelson Furlan”, de Piracicaba, testes para exames de sífilis, hepatite B e C e HIV.

O projeto desenvolvido pelo CDP visa prevenir e combater as doenças sexualmente transmissíveis de maior incidência, além de fazer os testes já na inclusão do preso, antes que tenha contato com os demais custodiados. O grande diferencial é que o resultado fica pronto em alguns minutos, permitindo o tratamento imediato. As ações do projeto tiveram início em agosto do deste ano e são feitos testes diariamente, permitindo o acompanhamento do estado de saúde do preso desde o início. Assim é possível conhecer a incidência de casos alheios ao ambiente prisional, tratar e prevenir a proliferação no cárcere, com orientação continuada, pois o diagnóstico precoce facilita o tratamento e reduz os danos, contribuindo com a qualidade de vida de todos.

Já foram realizados mais de 1.400 testes, sendo proporcionado o devido tratamento e acompanhamento dos casos em que foram detectadas as enfermidades. Os testes são oferecidos e estendidos também ao restante da população que vem aderindo e demonstrando boa aceitação às ações empregadas. Hoje o CDP tem uma população carcerária de aproximadamente 1.100 presos.

Segundo o diretor do CDP, Mauricio Arantes Romero Gonçalves, antes de o projeto ser colocado em prática, a diretoria da unidade tomou os cuidados necessários juntamente com os órgãos setoriais das secretarias envolvidas, para promover o tratamento, a todos os casos positivados, tais como medicamentos, exames complementares e o devido acompanhamento e atendimento externo com médico especialista em infectologia do Centro de Doenças Infecto Contagiosas (Cedic) de Piracicaba.

Para Ana Feijó, biomédica e Interlocutora Regional do Programa DST-Aids, do GVE de Piracicaba, o projeto foi uma excelente ideia e contribuirá para a prevenção, tratamento e combate à proliferação dessas doenças. “Estamos adotando gestões internas para fornecer os testes, de maneira que se concretize o projeto, na forma proposta”, diz a biomédica.

Ainda de acordo com o diretor 355 presos fizeram o teste no início do projeto, sendo constatados 42 casos de sífilis (11,83%); um de hepatite B; três casos de hepatite C, e um caso de HIV. Dos 42 casos de sífilis, 33 já foram tratados, curados e nove estão em tratamento, com medicação fornecida pela SAP. “Do total de presos que entraram na unidade no mês de agosto 13,23% chegaram doentes e estão sendo tratados e orientados”, encerra Gonçalves.

aasassa
Topo