Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/10/17 | Amanda de Oliveira – CRC

CDP de Jundiaí é renomeado em homenagem a AEVP

Ato aconteceu durante evento de sete anos da unidade

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí completou sete anos de existência no dia 20 de setembro. Além do aniversário houve também a renomeação da unidade, que agora recebeu o nome do Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP), Marcos Antônio Bezerra, assassinado em 2015. A homenagem foi concretizada por meio de um Projeto de Lei (16.469/2017) de autoria do Deputado Milton Vieira, presente na solenidade.

Segundo o Secretário da Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, a unidade prisional está há sete anos sem motim, o que a torna uma das unidades modelo do Estado. O sistema prisional de São Paulo hoje possui cerca de 230 mil presos, 168 unidades prisionais em funcionamento e 15 em construção, sendo o maior sistema prisional do país. “Temos trabalhado arduamente em prol da organização penitenciária de São Paulo e o êxito não é um mérito meu, mas de quase 37 mil servidores que compõe a SAP”, diz Gomes.

O secretário ainda afirmou que o lamentável ocorrido com Bezerra e com outros agentes é um dos motivos pelo qual a SAP se empenha em combater o crime organizado e que além de comemorar os sete anos da unidade, o objetivo da cerimônia é também perpetuar o nome do servidor.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, reafirmou o fator organizacional da unidade e disse que o estabelecimento não traz dano algum para o município chegando a passar despercebido pela sociedade.

Para a família do homenageado, o ato foi de grande reconhecimento ao que o AEVP fez pelo CDP. “Apesar dele não estar mais entre nós, sentimos muita alegria ao saber que seu trabalho foi reconhecido. Era sonho dele, ser um agente. Sua missão se cumpriu”, disse emocionado o pai da vítima, Etemário Bezerra Granja.

Para o diretor técnico do CDP, Alexandre Apolinário de Oliveira, essa data ficará marcada na história da unidade prisional. “Estamos comemorando sete anos de casa e hoje aproveitamos para renomear a unidade com o nome de alguém que muito contribuiu para a ordem e progresso do CDP”, declarou Oliveira.

O crime

Marcos Antônio Alves Bezerra era AEVP havia oito anos, mas trabalhava há dois no CDP de Jundiaí. Em 2015, durante a sua folga, o agente foi alvejado com 10 tiros, no bairro Jardim Tarumã, em Jundiaí. O assassinato segue sob investigação da Polícia Civil.

aasassa
Topo