Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/10/17 | Kelma Jucá - Corevali

O amarelo chama atenção para a prevenção ao suicídio na Corevali

Ciclo de palestras, mesas de debate, orientações e visitas marcaram a campanha Setembro Amarelo. Ação continua em outubro com discussões sobre resiliência

Amarelo. Sinal de alerta. Esta é a cor que dá tônica para a campanha de conscientização sobre a prevenção de suicídio no Brasil e no mundo, que ocorre em todo mês de setembro. É quando entidades públicas e privadas promovem uma série de ações para chamar a atenção para a causa. Nas unidades prisionais vinculadas à Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) não poderia ser diferente. Por isso, foram organizadas mesas de debate e orientações para os servidores, ao longo dos meses de agosto e setembro. Para outubro, ainda terá continuidade uma série de palestras sobre resiliência em todas as 18 unidades prisionais.

O Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Corevali preparou um ciclo de palestras para tratar do tema e atender a funcionários das 18 unidades prisionais, além da sede da Coordenadoria. Em dias diferentes participaram diretores gerais, diretores de centro de núcleo (AEVP e disciplina), cipeiros, supervisores, diretores substitutos, diretores administrativos, e demais servidores. No total, 129 servidores puderam entender mais sobre as características sutis que uma pessoa pode apresentar quando está com pensamentos suicidas e como proceder em situações do tipo.

Para os servidores do Vale do Paraíba, do Alto Tietê e do Litoral Norte, a oficina “Prevenção ao Suicídio” foi ministrada nos dias 14, 22 e 30 de agosto, no 5º Batalhão da Polícia Militar, em Taubaté. A palestra foi planejada pelos responsáveis do Núcleo de Atenção Psicossocial (Naps) da PM, que possuem experiência em atender pessoas com comportamentos suicidas. A ação ainda contou com uma discussão sobre resiliência (capacidade de superar as adversidades), cujo conteúdo foi vinculado diretamente à prevenção do suicídio. Já para os servidores da Baixada Santista, a palestra foi realizada no espaço do 6º Batalhão da Polícia Militar, em Santos, no dia 18 de setembro.

Segundo a agente da Penitenciária Feminina 1 de Tremembé, Karina Pereira Reis, a iniciativa é importante por conta do estresse natural da profissão no dia a dia. “A palestra foi sucinta e com linguagem bem clara. Foram citados vários casos clínicos que o pessoal do Naps acompanha, o que deu para ter ideia da necessidade da prevenção”, disse.

Para a colega de trabalho da Karina, Lilian Zach Cardoso, a palestra foi rica em dados estatísticos sobre o tema, até então desconhecidos por ela. “O assunto é realmente grave e, de fato, é essencial que tanto os policiais como os agentes penitenciários tenhamos atenção especial, para que estejamos preparados para o enfretamento em situações críticas”, refletiu.

A diretora do CQVidass da Corevali, Patrícia Juliana de Santana Damaceno, concorda que o tema merece cuidados. “Entendemos que são imprescindíveis a atenção e o olhar a cada indivíduo, com o objetivo da conscientização, da compreensão, do entendimento e como agir perante a situações de risco. Somente assim, poderemos intervir positivamente, evitando ou reduzindo os números de casos de suicídio”.

Ação contínua

Para dar continuidade às ações de prevenção ao suicídio, numa parceria com o CQVidass, a diretora pedagógica do Conselho Brasileiro de Psicanálise e Psicoterapias (Conbrapsi) e oficial da Força Aérea Brasileira, Érika Satancolovich, ministrará palestras nas 18 unidades da Corevali, no mês de outubro. Serão priorizadas, logo no início, o atendimento às unidades de Potim 1 e 2, com casos registrados de suicídio.

Setembro Amarelo nas unidades prisionais

Na Penitenciária 1 “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé, os membros da Cipa atuaram de forma efetiva no sentido de divulgar a campanha de prevenção ao suicídio. Panfletos educativos foram distribuídos nos diferentes setores da unidade. Todos os servidores receberam orientações sobre a necessidade de observar os colegas no dia a dia de trabalho, de modo a identificar os sinais indicativos de depressão ou de possíveis quadros capazes de levar ao suicídio, também sendo orientados a procurar ajuda em caso de necessidade./p>

Com o título “Um olhar amigo pode mudar tudo”, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá organizou uma campanha voltada para o tema. A divulgação de cartazes e distribuição de material informativo reforçou a importância do assunto entre os servidores. Em comum acordo com a equipe do Centro de Ressocialização e Atendimento à Saúde (Cras) da unidade, ficou definida a reativação das comemorações mensais aos aniversariantes por meio de afixação de cartazes na sub-portaria – medida considerada uma forma eficiente de homenagear os servidores em uma data especial.

Na Penitenciária 2 de São Vicente, uma palestra apresentada pelas psicólogas da unidade apontou dados estatísticos sobre o suicídio e a história do surgimento da campanha Setembro Amarelo. A palestra ainda contou com a apresentação de vídeos relacionados ao tema e teve como fechamento a promoção de debates e reflexões a respeito do assunto. Também foram abordados conteúdos referentes aos fatores de risco do suicídio e a identificação de mecanismos de prevenção (identificação dos sinais, procedimentos a serem adotados, maneiras e locais onde buscar ajuda) com ênfase no cuidado consigo e com os outros.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), de 18 a 22 de setembro, foi o momento ideal para os servidores do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente receberem informações relevantes sobre o suicídio. Na palestra “Qualidade de Vida”, os agentes participaram de dinâmicas em grupo e de atividades físicas, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância do convívio social e do “olhar” para o próximo.

Na Penitenciária 1 “Dr. Geraldo de Andrade Vieira” de São Vicente e no CDP de Mogi das Cruzes, foram entregues panfletos informativos em todos os setores das unidades. No CDP de São José dos Campos, além do material educativo, foi feita uma identificação e acompanhamento de servidores que apresentem características de depressão. A equipe de saúde entrou em contato com esses funcionários e os orientou a buscar ajuda profissional. Na Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, também houve divulgação da campanha Setembro Amarelo por meio de cartazes; uma servidora da unidade afastada por problemas de depressão recebeu a visita de membros da Cipa e de colegas de trabalho.

aasassa
Topo