Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/10/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Atenção ao próximo

Coremetro realiza Campanha do Setembro Amarelo

Apesar de um tema delicado, o suicídio nunca foi tão comentado e discutido como atualmente. E não é para menos: de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), diariamente, mais de 30 pessoas no Brasil tiram a própria vida. Com base nessa realidade, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) promoveu uma série de palestras sobre o assunto com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os servidores.

Nos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) o “Setembro Amarelo” foi levado a sério. O Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra, por exemplo, antecipou a ação e nos dias 3 e 24/08 promoveu encontros específicos sobre “Saúde Mental”. A unidade contou com o apoio de dois psicólogos voluntários que falaram sobre a importância de encontrar equilíbrio no trabalho e na vida pessoal.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do CDP Feminino de Franco da Rocha organizou, no dia 11/09, palestra sobre resiliência com o professor Marcos Souza, em apoio à ação do “Setembro Amarelo”. De acordo com o diretor da unidade, Felipe Oliveira Lisboa Góes, o tema é oportuno para o momento. Em sua opinião, é necessário superar os obstáculos para evoluir positivamente na vida, visualizando oportunidades, mesmo nas dificuldades.

Já o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista apostou em rodas de conversas com os servidores nos dias 21 e 22/09. Os encontros foram mediados pela psicóloga voluntária Mônica de Lima Lozano e tiveram duração de uma hora. Com foco na prevenção do suicídio, a ação contou com exercícios de empatia, perdão e cuidado com o outro.

Os servidores do CDP II “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros deram ênfase às causas e consequências dos problemas emocionais vividos na sociedade atualmente e apresentaram dinâmicas aos outros servidores na penúltima semana do mês de setembro. Para as psicólogas Andréia e Cleuza Manicardi, o importante nesse cenário é saber que todos podem desenvolver uma postura de apoio prático ao escutar as queixas, tendo em mente que, em média, conforme dados da OMS, em cada dez casos de suicídio, nove poderiam ser evitados.

A ação do “Setembro Amarelo” na Penitenciária “Mário de Moura e Albuquerque” de Franco da Rocha I foi estruturada em complemento aos projetos já consolidados como o “Cuidando do Cuidador”, voltado aos servidores em geral, e “Ágora”, com atenção exclusiva aos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). De acordo com a psicóloga Alessandra Monteiro, ambos os trabalhos tratam da importância do acolhimento, sendo esse um dos pontos destacados na palestra de prevenção ao suicídio, ministrada pela psicóloga Kátia Martins no dia 27/09.

Nas ações de combate ao suicídio da Penitenciária II “Nilton Silva” de Franco da Rocha a roda de conversa promovida pela psicóloga Érica Eneas Rodrigues, no dia 28/09, usou a literatura brasileira para falar sobre a doença mental. A partir da frase de Guimarães Rosa “Natureza da gente não cabe em certeza nenhuma” o grupo de servidores observou que qualquer ser humano está sujeito ao adoecimento mental. Segundo a profissional da área, a ideia é diminuir o preconceito e aumentar o acolhimento às pessoas que demonstram um sofrimento mental ou existencial, pois isso pode levar a um ato suicida.

No dia 30/09, servidores e sentenciadas da Penitenciária Feminina Sant’Ana tiveram uma surpresa. Por meio da parceria entre a unidade prisional e a Igreja Universal do Reino de Deus, a palestra do “Setembro Amarelo” ficou a cargo do apresentador da TV Record, Reinaldo Gottino.

aasassa
Topo