Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/09/17 | Amanda de Oliveira – CRC

Reeducandos do CPP de Campinas recebem certificados em formatura do EJA

Solenidade acontece pela 6ª vez no Centro de Progressão Penitenciária

Na noite do dia 24 de agosto, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Prof. Ataliba Nogueira”, estava em festa. O motivo da comemoração foi a formatura de 20 reeducandos, sendo 10 do ensino fundamental e outros 10, do ensino médio, que festejaram com docentes e gestores da unidade prisional e da escola vinculadora, E.E Reverendo Prof. José Carlos Nogueira, de Campinas, no espaço ecumênico da unidade. Eles concluíram o curso por meio do programa de Educação Jovens e Adultos (EJA).

Segundo a vice-diretora da escola, Romilda Aparecida Cruz, essa é a sexta formatura e todas as vezes que o evento acontece é repleto de emoção. “Esse momento é muito emocionante e eu me sinto orgulhosa por fazer algo bom. Percebemos que a autoestima do preso se renova ao receber o certificado. Eu não imaginava que essa parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), daria tão certo”, admira-se Romilda.

Entre os anos de 2013 e 2017, a Coordenadoria da Região Central (CRC), formou mais de 2.500 presos entre ensino fundamental e médio, o que mostra o quanto a parceria da Secretaria de Educação do Estado (SEE) de São Paulo com a SAP tem dado certo.

O diretor do Grupo Regional de Ações do Trabalho e Educação (Grate), Ozério Tadeu Pereira, lembrou a trajetória difícil da parceria SAP e SEE em 2012, mas enfatizou o quanto valeu a pena. “O início foi muito conturbado, porém hoje olhamos para trás e vemos o quanto foi e está sendo gratificante cada dificuldade que enfrentamos. Estamos colhendo os resultados”, admite Pereira. Ele aproveitou para deixar mensagem de incentivo para que os alunos sigam em frente.

Para R.P.P, de 29 anos e formando do ensino médio, o sistema prisional deu-lhe uma oportunidade que ele achou que estava perdida. Condenado a 10 anos de prisão, ele diz ser o primeiro passo para uma nova vida. “Vou recomeçar minha vida e quando eu sair daqui vou cursar faculdade”, diz o preso.

O Diretor do Centro de Trabalho e Educação (DCTE), da unidade prisional, Peterson Pantaleão, aproveitou o momento para falar do novo projeto que será lançado no ‘Ataliba’, como é conhecido o CPP. “O DCTE está engajado em ir muito além. Em breve haverá aqui o lançamento do projeto ‘Oficina Química da Limpeza’, cujo objetivo é reutilizar óleo de cozinha na produção de sabão, ajudar o meio ambiente e capacitar os alunos”, promete.

Segundo informações do professor de Química, Carlos Monteiro José, o projeto surgiu da ideia de utilizar o óleo reciclado, pois cada litro pode contaminar 1 milhão de litros de água. O evento teve a participação da banda gospel Berechit, que em hebraico significa ‘Princípio’, composta por reeducandos do CPP.

O projeto

A “Oficina Química da Limpeza” é um projeto desenvolvido pela Escola Reverendo Professor José Carlos Nogueira, com a finalidade de ensinar aos alunos o valor da reciclagem e do empreendedorismo, tendo a preocupação de mostrar os impactos ecológicos do descarte inadequado do óleo de cozinha e torná-lo fonte de geração de renda para o próprio estudante. O projeto tem como objetivo o reaproveitamento do óleo vegetal já utilizado, para a produção de sabão em pedra, sabão líquido, sabão em pó e água sanitária. Parte do material utilizado irá para o Grêmio Estudantil da escola vinculadora e a outra parte será destinada ao próprio consumo dos internos envolvidos no projeto.

aasassa
Topo