27/09/17 | Eliane Borges - Croeste

O amor ultrapassa muros intransponíveis

Penitenciária de Assis promove casamento em dose dupla

Em uma verdadeira cerimônia matrimonial, com direito a buquê, daminha de honra, alianças e trajes sociais, dois sentenciados do Anexo de Detenção Provisória da Penitenciária de Assis disseram Sim aos votos de casamento para as respectivas noivas, na presença de outros detentos do raio habitacional, do pastor Nilson Müller da Igreja Batista “Castelo Forte” e familiares dos noivos. O fato prova que não há barreiras, nem mesmo a do preconceito, que impeçam a consolidação do amor.

O evento ocorreu no dia 9 de setembro, sob orientação religiosa do Projeto Capelania Prisional, com a bênção do pastor que atua na unidade há 20 anos. Como manda o figurino, a união dos casais na unidade prisional não deixou nada a desejar, contando até com sessão de fotos das noivas, que foram preparadas por funcionárias do salão de beleza “Takitalinda” de Assis, Odete Jordan e Jakeline Marques, gentilmente cedidas pelas proprietárias do salão, Sumara Philipp e Ana Maria da Silva. Vestidos a caráter, também estavam os ansiosos noivos e a daminha com o porta-alianças.

Proporcionar um momento tão mágico e sonhado por tantos casais, dentro dos muros de um presídio, necessitou da mobilização e o respaldo de diversos setores da unidade, em especial, o apoio da diretora substituta do Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde, Aparecida Conceição de Souza, da diretora substituta do Núcleo de Infraestrurura, Valéria Cristina Biazon Alves, e do Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Manoel Pereira da Silva Filho.

Suporte institucional

Para o diretor geral da unidade, Mauro Luiz Lima, o feito valida a importância da assistência religiosa às pessoas presas e do Projeto Capelania Prisional do estabelecimento. O fortalecimento dos vínculos afetivo-familiares promovidos contribui, de forma ímpar, para o processo de reinserção social e formação cidadã desses internos, marcando a efetividade do trabalho.

Segundo o ASP, Capelão e Missionário, Valdecir Nery Evangelista, casamento é uma cerimônia onde são proclamados os votos de fidelidade em uma aliança eterna entre o casal e Deus. “Ato de amor praticado nos princípios da moralidade e da ética, onde nem mesmo os muros mais altos das prisões podem resistir. Daí a importância de atos como este acontecerem nestes ambientes, promovendo assim o resgate dos vínculos e laços de afeto para o homem privado de liberdade, mas não dos seus direitos”, pontuou Evangelista.

O Projeto Capelania Prisional teve início em 2016, sob a coordenação de Evangelista: Bacharel em Teologia com Mestrado em Missiologia, Capelão pela Associação de Capelania e Juiz de Paz Nacional e Internacional – ACNI.