27/09/17 | Eliane Borges - Croeste

CR de Araçatuba festeja 16º aniversário

Funcionários receberam homenagens e reeducandos fizeram apresentações culturais para autoridades locais e convidados

Com direito a bolo, entrega de medalhas, apresentações musical e teatral, o Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba comemorou no dia 11 de setembro o 16º aniversário do estabelecimento, inaugurado em 4 de setembro de 2001. Da tradicional cerimônia participaram reeducandos, autoridades municipais, servidores e familiares, parceiros e representantes das empresas tomadoras de mão de obra dos reeducandos.

Ocorrido na praça de convivência, localizada nas dependências internas do estabelecimento prisional, o evento teve início com a execução dos Hinos Nacional e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Logo após, os convidados puderam conhecer o trabalho desenvolvido no local ao longo dos últimos anos, com a exibição de um vídeo institucional que mostrou a trajetória da proposta de educação, trabalho, assistência social e projetos desenvolvidos para a efetiva recuperação e reinserção social dos internos.

Descontração e agradecimentos

Os reeducandos interagiram com o público e ganharam aplausos após uma intervenção cênica de humor, seguida de apresentação do coral de voz e violão, que interpretou de forma surpreendente as canções “Aleluia” e “Dias de sol”. Além disso, outros reeducandos que haviam participado do torneio de futsal, disputado dias antes no local, receberam medalhas, em especial, o artilheiro da competição e o goleiro menos vazado.

Um vídeo com a formação atual de cada setor também foi exibido para homenagear os funcionários, que ainda foram surpreendidos com uma mensagem de agradecimento pelo desempenho das funções. Presente na cerimônia, a atual vice-prefeita, Edna Flor, teceu elogios à unidade: “Acompanhei o passo a passo da implantação deste centro. A filosofia de trabalho, o projeto e até mesmo a estrutura predial permitem que aqueles que passam por aqui saibam que a reclusão é algo passageiro e que a vida lá fora os aguarda”, destacou.

“Pode até causar estranheza comemorar o aniversário de uma unidade prisional, mas há muito o que comemorar. Temos que festejar a ausência de conflitos no trabalho que desenvolvemos e a não ocorrência de eventos negativos. Temos que agradecer a sociedade e aqueles envolvidos nesse processo de reestruturação familiar”, concluiu o diretor técnico do CR, José Antônio Rodrigues Filho, que ao final da cerimônia, apagou as velas do bolo.