03/02/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Após capacitação, técnicos de saúde realizam teste anti-HIV em reeducandos

1124 testes foram aplicados em dez presídios da região metropolitana de SP durante a campanha

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Equipe de saúde do CDP de Diadema aplica teste anti-HIV em reeducando

Durante o ano de 2011, a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, em parceria com o Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde, promoveu a capacitação de profissionais da área para a realização do teste rápido anti-HIV nas unidades prisionais do Estado de São Paulo. Essa medida possibilita o diagnóstico precoce dos reeducandos portadores do vírus da Aids, para que sejam encaminhados a acompanhamento médico e iniciem o tratamento contra a doença. Atualmente, 86 técnicos de saúde de 57 presídios estão capacitados a efetuar o teste.

No período entre 24/11 e 01/12 foi feita a Campanha de Mobilização Estadual de Testagem Anti-HIV – Fique Sabendo 2011, nos estabelecimentos prisionais do Estado. Organizada pela CRT-DST/Aids, a campanha abrangeu as unidades da região metropolitana de São Paulo, já que as demais regiões ainda estão em processo de capacitação. Foram realizados 1124 testes em dez presídios, sendo detectados 11 casos da doença.

“A iniciativa visa estimular e incentivar a realização de testes de HIV e, paralelamente, combater o preconceito e o medo do exame que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da Aids, ajudando a salvar vidas”, comentou a Diretora Técnica de Saúde da SAP, Maria Cristina T. Lattari.

A divulgação da campanha foi feita através de cartazes, folders, camisetas e jalecos disponibilizados pelo CRT-DST/Aids.