Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/09/17 | Caio Daniel - CRN

“Um ao outro ajudou” é tema do 7º Encontro de Cipeiros da CRN

O tema salienta a importância do trabalho em equipe e a interação entre servidores

Ocorrida em 25 de agosto, em um restaurante de Ribeirão Preto, a sétima edição do Encontro de Cipeiros da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN) reuniu aproximadamente 240 funcionários dos 42 presídios e sede da coordenadoria. O encontro teve como tema “Um ao outro ajudou”, trecho da Bíblia que cita a história de dois irmãos que se ajudaram com palavras de ânimo: “Esforça-te”. O objetivo do evento é a valorização profissional e humana por meio de promoção de saúde, prevenção de acidentes e melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

De acordo com Nilson Dantas, diretor do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da região Noroeste e um dos organizadores do encontro, o tema aborda a importância do trabalho em equipe. “A escolha do tema ficou com o pessoal do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto. O mote salienta a importância do trabalho em equipe, de uma palavra de ânimo de um colega de trabalho que faz diferença no dia-a-dia”. O diretor afirma que a finalidade do evento, além da interação entre servidores, é a preservação da vida. “A intenção do encontro de cipeiros e das ações do CQViddas é colaborar com os servidores em momentos difíceis, ajudando sempre na superação”.

A Banda 4nove9, formada por servidores do CDP de Pontal, agitou a manhã de sexta-feira dando abertura com sucessos nacionais e internacionais. Logo após, houve exibição da palestra “Gestão de Emoções - Freemind” (mente livre, em inglês), ministrada pela psicóloga do Grupo Educacional Augusto Cury, Nájla Ferreira. A palestra ensinou métodos para proteger a emoção, gerenciar estresse e prevenir transtornos psicossociais.

Stand up comedy e sorteio de brindes

Apresentado pelo cipeiro Fagner Rossi, servidor da Penitenciária “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí, o stand up comedy – apresentação humorística – contagiou a todos com temas como o cotidiano de funcionários do sistema prisional, além de contar piadas sobre a família e amigos. Os participantes também concorreram ao sorteio de televisores ão, calçados, bolas, utensílios domésticos e até valores em dinheiro.

“Música é tudo”

Os cipeiros tiveram um momento especial com apresentação de instrumentos de sopro. O músico e servidor Vander Aparecido levou emoção aos participantes tocando canções como “Corpo e Família” de Daniel Souza e MPB.

A dupla sertaneja Anderson Rocha e Willian Brito também mostrou talento no encontro de cipeiros. Durante o almoço, os encontristas curtiram sertanejo raiz e universitário.

Saúde física

A última ação contou com palestra e atividades físicas com o servidor Luiz André Pereira. O educador físico falou sobre a importância de praticar exercícios ergonômicos e os benefícios que ele traz à saúde no ambiente de trabalho. Esses exercícios são importantes para trazer bem-estar no trabalho, ajudando a aliviar a tensão nos músculos sobrecarregados.

CIPAs

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPAs – visam promover medidas para reduzir e eliminar riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Os “cipeiros” são os agentes responsáveis pelas mobilizações dos servidores da unidade prisional, gerando estímulo para que todos participem das ações de prevenção da saúde.

Para Paula Medve, cipeira da Penitenciária I de Serra Azul, o encontro foi pura emoção: “É assim que traduzo o sétimo Encontro de Cipeiros. Meu coração se enche de satisfação e orgulho ao constatar o quanto nós, cipeiros da CRN, nos tornamos uma equipe vencedora”. ”O sentimento de comunhão e o prazer de fazer parte deste universo tão especial, que é ser cipeira, invadiu minha alma e me fez imaginar o encontro do próximo ano.”

O evento acontece anualmente e é promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

aasassa
Topo