Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/09/17 | Caio Daniel – CRN   Fotos: Laiane Liboni

Evento de 40 anos da Penitenciária de Araraquara homenageia servidores aposentados

Encontro homenageou pessoas que ajudaram a construir a história de um dos presídios mais antigos do Estado

Cerca de 230 pessoas, entre servidores e ex-servidores da Secretaria da Administração da Penitenciária (SAP), se reuniram no prédio da Associação dos Funcionários da Penitenciária de Araraquara para comemorar os 40 anos da fundação da unidade prisional. O evento ocorreu no dia 23/08 e teve como objetivo reunir funcionários e ex-funcionários que ajudaram a construir a história de uma das penitenciárias mais antigas do estado.

A confraternização contou com café da manhã, almoço, palestras e missa celebrada por padres da pastoral carcerária. Também houve exposição de fotos, objetos antigos e uma lista com nomes de funcionários já falecidos afixados dentro de estrelas douradas. Para o diretor do presídio, Rodrigo Redivo, o dia foi essencial para prestigiar servidores e aposentados do sistema prisional que passaram pela penitenciária. “Esse evento é muito especial e visa o reencontro de funcionários que trabalharam na penitenciária, além de homenageá-los e mostrar que fazem parte dessa história”.

Um dos funcionários mais antigos da Penitenciária de Araraquara, José Gaspar Barbosa, de 61 anos, esteve presente na confraternização e reviu antigos colegas de trabalho. “Estou muito contente por estar aqui. É muito bom rever meus antigos colegas”. O ex-Agente de Segurança Penitenciária (ASP), que trabalhou durante 35 anos no sistema prisional e há 10 está aposentado, afirma que o trabalho não é fácil, mas que sempre gostou da profissão. “Sempre gostei do meu trabalho e me orgulho em dizer que um dia fui ASP”, ressalta.

Todos os presentes receberam certificado de contribuição pelos anos dedicados à penitenciária.

A ocasião contou com a presença de autoridades como o coordenador responsável pelas unidades prisionais da Região Noroeste (CRN), Carlos Alberto Ferreira de Souza, os superintendentes da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), José Henrique Valêncio e Antônio Marcos Hidalgo, representantes da Polícia Militar e convidados.

Penitenciária de Araraquara

Inaugurada em 22 de agosto de 1977, a Penitenciária de Araraquara conta com oficinas de laborterapia para sentenciados, que podem trabalhar na produção de prendedores, no setor de educação biblioteca ou monitoria de cursos promovidos pela Funap, além de serviços como limpeza, cozinha, almoxarifado e horta do presídio. Os reeducandos também têm direito ao estudo - a unidade prisional possui uma escola com salas de aula e uma sala de informática equipada. As atividades servem para preparar o sentenciado para retornar ao mercado e trabalho e ao seio de sua família.

aasassa
Topo