06/09/17 | Eliane Borges - Croeste

1º Sipat integrada une Croeste, PI e PII de Presidente Venceslau

Evento contou com unidade móvel para exames de papanicolau, testes rápidos de DST’s e atividades para saúde mental dos servidores

Numa ação inédita, servidores das penitenciárias “Zwinglio Ferreira” e “Maurício Henrique Guimarães Pereira” (PI e PII de Presidente Venceslau) e da Coordenadoria e Unidade Prisionais da Região Oeste (Croeste) se uniram para compartilhar momentos de aprendizado, descontração e cuidados com a saúde. O acontecimento se deu nos dias 9 e 10 de agosto, das 9h às 16h, durante a realização da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) Integrada.

No primeiro dia, enquanto os servidores da PI e da Croeste se reuniam no auditório da unidade prisional para participar de palestras e outras atividades, com direito a café da manhã e almoço, a PII direcionava as funcionárias ao estacionamento do próprio presídio, onde eram aguardadas por um ônibus adaptado como unidade móvel da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (APPC) de Presidente Prudente, para fins de exames preventivos de colo uterino (Papanicolau), inclusive, estendendo o atendimento aos familiares dos trabalhadores. Enquanto isso, os demais agentes públicos realizavam testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C dentro da penitenciária, executados por enfermeiras da Croeste e da PII.

No dia seguinte, as ações se inverteram: a unidade móvel da APPC se dirigiu para a PI e Croeste, enquanto as palestras e atividades foram levadas para a PII. Após o coffee break, o professor de educação física, Gleison Ribeiro, despertou o público com uma aula de alongamento, seguida de momentos de interação mútua, com danças em par e reflexões em grupo, levando muitos a se emocionarem. As atividades foram pensadas de acordo com o tema da Sipat: “Quem cuida do corpo e da mente não fica doente”, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) dos estabelecimentos envolvidos.

Logo depois, o ventríloquo Chiquinho arrancou risos dos participantes durante o stand up “O Sorriso é a Melhor Prevenção e Cura”, com o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) de Dracena, Paulo Silas. O evento foi encerrado em um clima introspectivo que invadiu o local durante a palestra “Cuidando do Coração”, com o Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP), Valter Ferreira, cujo enfoque esteve na prática do perdão. Vários participantes ainda foram agraciados com sorteio de brindes.