30/08/17 | Kelma Jucá - Corevali

Presos da Penitenciária II de São Vicente participam de ato interreligioso pela paz

Mais de 50 detentos confeccionaram 110 corações de tecido que foram doados para hospitais e moradores de Santos

“Amor, esperança e fé. Atos simbólicos têm o peso e a força que queremos”. Foi com esse pensamento que 56 sentenciados da Penitenciária II de São Vicente vivenciaram a experiência de repassar adiante sentimentos positivos para pessoas que sequer conhecem, no melhor sentido da palavra doação.

Embora privados de liberdade, 44 presos do regime fechado e 12 presos do regime semiaberto se conectaram a outras 20 mil pessoas da Baixada Santista na chamada “Ação do Coração”, cujo ponto alto foi a distribuição de 150 mil corações de tecidos na Praça Mauá, em Santos, no dia 2 de agosto.

Entre os milhares de corações, 110 peças foram feitas pelos detentos dentro de uma oficina da unidade prisional. Nos dias 18, 19 e 20 de julho, eles tiveram contato com pedaços coloridos de tecido e enchimento de espuma – material cedido pelo Fundo Social de Santos – para dar forma a corações de 10, 20 e 30 centímetros.

Antes de começar os trabalhos de costura, os presos ouviram músicas com mensagem positiva e refletiram sobre sentimentos bons que pudessem “transmitir” enquanto confeccionavam os corações. “Quando disponibilizamos este momento para autorreflexão e eles mentalizaram boa energia, muitos se emocionaram. Alguns choraram e fizeram questão de agradecer a oportunidade. O ‘perdão’ foi a palavra que mais foi falada”, relatou a professora da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), Elenira Mallet de Oliveira.

A proposta de tornar presos da Penitenciária II de São Vicente partícipes da “Ação do Coração” veio da professora Elenira que enxergou na atividade a possibilidade deles se integrarem à sociedade num evento já tradicional na cidade de Santos, que é a distribuição de corações de tecido. “O objetivo era trabalhar a reabilitação de presos, que por estarem enclausurados não participam do que acontece do lado de fora. Além disso, queríamos resgatar valores, como amor e esperança, esquecidos por conta dos próprios percalços que cometeram na rua”, explica Elenira.

Ação do Coração

O “Dia da Ação do Coração”, 2 de agosto, figura no calendário oficial de Santos. Na data, milhares de corações de tecido – confeccionados por pessoas e grupos gerenciados pela Associação Eduardo Furkini – são dispostos na tradicional Praça Mauá para que os moradores da cidade possam levar para casa um coração “recheado” de boas intenções.

Neste ano, cerca de 20 mil pessoas participaram da caminhada interreligiosa pela paz e de uma série de atividades na Praça Mauá.