Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/08/17 | Sonia Pestana e Mariana Borges

Portas abertas às boas práticas e cidadania

Ações diversificadas marcaram jornadas na região metropolitana de São Paulo

Nos meses de maio, junho e julho o projeto Jornada de Cidadania e Empregabilidade deu a oportunidade para os Centros de Detenção Provisórias de Itapecerica da Serra, Chácaras de Belém I e II, Guarulhos I e II, Pinheiros III e das Penitenciárias I “José Parada Neto” de Guarulhos, “Mário de Moura e Albuquerque” I e “Nilton Silva” II de Franco da Rocha abrirem seus portões para representantes da comunidade verificarem todo o trabalho oferecido aos reeducandos do sistema prisional paulista. Em dois anos de realização, as jornadas, uma ação da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), já efetuaram mais de 80 mil atendimentos somente na região metropolitana da cidade de São Paulo.

Jornadas em unidades de Franco da Rocha

Durante a jornada da Penitenciária II “Nilton Silva”, de Franco da Rocha, que aconteceu em 4/07, foi realizada uma mostra dos trabalhos elaborados pelos sentenciados que fazem parte da oficina de artes manuais. Na exposição estavam os desenhos do grafiteiro “Sombra”, pseudônimo do sentenciado C.F.S., dentre outros trabalhos. O reeducando superou um grave acidente no qual perdeu os dedos das mãos e dos pés. “Na prisão, reaprendi a desenhar, desta vez com mais detalhes e empenho, graças à força que Deus me deu”, resumiu. E acrescentou: “Todos nós temos um dom que nos dá condições de viver dignamente”. Durante a jornada da Penitenciária II, os convidados também tiveram a oportunidade de assistir alguns números musicais por parte dos sentenciados da unidade. Num leque bastante versátil, os reeducandos interpretaram músicas que foram da MPB ao rock internacional com uma qualidade invejável.

Retratos de vida

Para a 2ª Jornada de Cidadania da Penitenciária “Mário de Moura e Albuquerque”, de Franco da Rocha I, no dia 11/07, foi convidado Sérgio Bispo, catador de lixo, que é referência nacional do meio. Bispo foi criado num lixão de Salvador, na Bahia. Apesar das inúmeras dificuldades que teve de enfrentar, ele se profissionalizou na coleta seletiva de lixo na região central de São Paulo. Por conta disso, dá palestras a respeito de suas escolhas na vida e fala sobre o mercado de trabalho que ele conhece tão bem: a reciclagem de lixo eletrônico. Na ação para os sentenciados da PI de Franco, o catador trouxe a Komboza Seletiva, veículo grafitado que é sua marca registrada.

Paralelamente, a jornada da penitenciária contou ainda com as intervenções do grupo de sarau Asas Abertas. Sob a coordenação do poeta Jaime Queiroga, todos os convidados tiveram a oportunidade de deixar a timidez de lado e declamar poesias aos demais sentenciados que fizeram parte da plateia. Para o recluso R.D.S., a participação em ações como essa proporcionaram a ele a certeza de que há muito que fazer quando em liberdade.

O secretário de Governo da prefeitura de Franco da Rocha, Eduardo Bueno, juntamente com o diretor de Desenvolvimento Local e Agricultura, Thiago Seixas, trataram da questão da empregabilidade. Demais abordagens ficaram por conta das Coordenadorias de Políticas para a População Negra e Indígena e de Políticas para a Diversidade Sexual, ambos os departamentos pertencentes à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) também marcou presença no evento, assim como os Narcóticos Anônimos (NA).

Na oportunidade, o coordenador da Coremetro, José Antonio de Almeida, falou aos sentenciados da P1 de Franco, aconselhando-os a aproveitarem todas as ações. Almeida ressaltou a importância de levar para a vida futura o que for de melhor do cárcere. As duas unidades prisionais contaram com o apoio da Igreja Universal para a distribuição de cerca de 650 livros e a exibição do filme “José do Egito” para 1.812 sentenciados, entre PI e PII.

Jornadas em unidades de Guarulhos

No município de Guarulhos, em junho, três unidades promoveram ações da Jornada de Cidadania: os CDPs “ASP Giovani Martins Rodrigues”, Guarulhos I, em 20/06, e Guarulhos II, em 27/06, além da Penitenciária “José Parada Neto”, no dia 6/06.

A equipe técnica do CDP I teve o apoio da nutricionista Laiane Santos Silva Pereira que, voluntariamente, prestou informações acerca de alimentação para os sentenciados que fizeram a medição da glicemia. A unidade também realizou 227 exames de tuberculose. Foram emitidos ou regularizados 250 CPFs e outros 100 reeducandos puderam emitir RGs. Os sentenciados também contaram com apoio de integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus e de cabeleireiros autônomos para o corte de cabelos.

O CDP Guarulhos II teve o apoio da Secretaria de Saúde do município para a palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A Universidade de Mogi das Cruzes também esteve presente e, em parceria com a equipe do Núcleo de Saúde da unidade, aferiu a pressão arterial e fez teste rápido de hepatite C junto aos detentos nos raios habitacionais, num total de 1.628 atendimentos. Também foi exibido o filme “Sonho de Cassandra”, com debate ao final da sessão sobre ética, consumismo, ambição, capitalismo.

A Penitenciária I “José Parada Neto”, de Guarulhos contou com a apresentação do Grupo Sonorideia, projeto educacional voltado ao desenvolvimento criativo de temas como cidadania, diversidade cultural e amor. Por meio de música e poesia, professores de sociologia e letras fizeram apresentações musicadas de cenas do cotidiano. Na Feira da Saúde, realizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, foi possível fazer uma série de exames que incluíram teste de glicemia, aferição de pressão e Índice de Massa Corpórea (IMC), dentre outros.

O juiz federal, Edevaldo Medeiros, presente ao evento, mostrou-se surpreso com todo o trabalho humanitário feito na penitenciária, declarando estar feliz com o trabalho conjunto entre diferentes entidades religiosas e representantes da sociedade civil na promoção da ressocialização do indivíduo preso.

Ações diferenciadas

No início de maio, foram feitos exames preventivos de câncer bucal em 88 detentos do CDP “ASP Nilton Celestino”, de Itapecerica da Serra, além dos atendimentos padrão de saúde realizados em parceria com o Centro de Referência e Treinamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/AIDS do município. Também foram promovidas palestras, como a proferida por Cristina Moraes, representante da Faculdade Anhanguera, com o tema “Construindo Nossa Identidade”. Duraid Bazzi, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, escolheu o enfoque “Ressocialização – Vivendo em Sociedade” e George Woodward, professor da escola de inglês que leva seu nome, abordou o assunto “Aprender – Desafios e Possibilidades”. Também palestraram membros da Igreja Universal e da Fundação “Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). A Jornada ainda abriu espaço para o workshop sobre o cultivo de orquídeas e sarau de poesia, coordenado pelo poeta Jaime Queiroga.

Ações diferenciadas e bons exemplos de cidadania marcaram a Jornada do CDP Pinheiros III. Na cerimônia de abertura do evento, o reeducando C.C. apresentou um texto para reflexão, com foco na construção do futuro. Logo após, houve a apresentação de coral formado por reeducandos da unidade prisional. Durante o evento do CDP, a Supervisão de Vigilância e Saúde (Suvs) Lapa-Pinheiros abordou os temas DST e Tuberculose. Já a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Cidadania LGBT, realizou palestras e atendimentos a 50 reeducandos. Outra participação importante foi da Secretaria de Estado da Educação, por meio dos professores que ministraram palestras sobre “Ética e Cidadania” e projeto “Aquaponia”, que une tanque de criação de peixes com plantio de verduras.

Parcerias que deram certo

No CDP Chácara Belém I, além da emissão de documentos, palestras e apresentação musical, houve um dia de beleza para a população de transexuais, com direito aos cuidados de cabeleireiras, maquiadoras e manicures. O grande diferencial, contudo, foram os 1.897 atendimentos de saúde, incluindo consultas médicas, testes de glicemia, HIV, sífilis, busca ativa de tuberculose e vacinação de H1N1. Segundo o diretor do CDP, Wilton Oliveira Marçal, esses números só foram possíveis graças às parcerias bem-sucedidas firmadas com duas instituições religiosas, Igrejas Universal e do Evangelho Nova Vida, beneficiando tanto a população carcerária como também os servidores. Também foram parceiros o Narcóticos Anônimos (NA), por meio de orientações, a Funap, com a palestra “Qual o seu Fruto”, ministrada por José Henrique Valêncio, superintendente da Diretoria do Atendimento da Pessoa Humana (DIAPH) da Funap.

aasassa
Topo