Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/08/17 | Eliane Borges - Croeste

PI de Lavínia realiza 5º edição do Projeto Saúde do Trabalhador

Servidores participaram de coletas de sangue e urina para exames de monitoramento anual

Com a adesão de 183 servidores, a Penitenciária “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia (PI) promoveu nos dias 03 e 04 de agosto a 5ª edição do Projeto Saúde do Trabalhador com vistas ao monitoramento anual do estado de saúde dos servidores, por meio da realização de exames pelo laboratório da Santa Casa de Andradina, conveniada ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iasmpe).

Uma equipe de profissionais se deslocou até a unidade prisional para coletar sangue e urina nos quatro turnos de serviço. Segunda a diretoria do estabelecimento, o material servirá para análise dos exames de Colesterol Total, HDL-Colesterol, Triglicérides, Ácido Úrico, Glicose, Hemograma Completo, Transaminase Glutâmico Oxalacética (TGO), Transaminase Glutâmico Pirúvica (TGP), Gama Glutamil Transferase (Gama GT), Uréia, Creatinina, PSA, TSH, T3, T4, Tipagem Sanguínea, Urina I, Urocultura, Toxoplasmose e Hepatite.

Após as coletas, os servidores encerraram o jejum pré-exame com um café da manhã especial. Quando da emissão dos resultados, a leitura será realizada por um médico do Iamspe na penitenciária ou, sob preferência do funcionário, por um profissional particular. No primeiro caso, o serviço social do estabelecimento realizará o acompanhamento e direcionamento dos casos com resultados alterados, viabilizando a conduta e tratamento apropriados.

Coordenado pela assistente social da unidade, Sônia Longhi Calestini, o projeto criado em 2013 visa conscientizar os agentes públicos sobre a importância da manutenção da saúde e da realização periódica de exames laboratoriais, de olho no funcionamento geral do organismo. O projeto, cujo número de participantes vem aumentando a cada edição, é uma iniciativa da diretoria de Reintegração Social e Atendimento à Saúde com apoio dos diretores do Centro de Trabalho e Educação e Centro Administrativo, além do diretor geral, Flávio Luiz Calestini, o qual afirma que a adesão dos servidores superou as expectativas.

aasassa
Topo